Só para relaxar......

Só para relaxar......

21 de julho de 2011

Missa de Setimo Dia

Ontem houve uma reflexão em familia sobre a missa de setimo dia. Infelizmente não existem mais padre suficente para atender a todos as igrejas, então um mesmo sacredote se divide em quatro  ou cinco igrejas.... E acaba não tendo mais missa todos os dias como era antigamente nas igrejas. Então onde celebrar a missa quando der sete dias? A curiosidade bateu... Mas porque a missa de setimo dia??? e não de três ou dez dias......

"Nunca é demais insistir na importância de se orar pelos mortos.

Essa oração é um gesto de fé, um gesto de amor e um gesto de esperança. Fé na vida que começa com a morte, fé na comunhão dos santos, na ressurreição da carne e na vida eterna. Sem essa fé, a oração pelos mortos não teria sentido, não é mesmo? Se para nós morreu, morreu. Se para nós morreu, acabou tudo. Se para nós nada podemos fazer pelos que morreram, por que orar por eles? Mas não é mesmo?

E por que  missa de terceiro dia, como era comum no passado, e missa de sétimo dia, mês e ano como acontecem hoje? Os estudiosos entendem que determinados tempos se tornam mais propícios para se orar e se alcançar o favor de  Deus. Então, há quem afirme que o terceiro dia após  a morte lembra que Jesus ressuscitou ao terceiro dia. O sétimo dia estaria ligado ao fato de Deus ter feito o mundo em seis dias e no sétimo ter descansado.

E a missa no trigésimo dia seria uma referência ao mês de luto que Israel guardou pela morte de Moisés. Já a missa de um ano de falecimento seria uma forma de testemunharmos que, assim como o aniversário natalício é comemorado de ano em ano, o dia da morte também pode ser comemorado porque significa o dia em que a pessoa morreu para este mundo e entrou  na plenitude da vida junto de Deus.

É bom lembrar, que não importa o dia certo para testemunharmos nosso amor pelos nossos entes queridos que passaram para a vida eterna. O amor  não marca dia. É o coração que deve ditar os momentos de orarmos por eles. É por isso que em muitas paróquias se celebra a missa da esperança uma vez por semana, reunindo todas as famílias que na semana anterior experimentaram a dor de ver partir um membro querido para a casa do Pai. "


Fonte: (Padre Cido Pereira – Semanário O São Paulo – no. 2667)

Nenhum comentário:

Postar um comentário