Só para relaxar......

Só para relaxar......

26 de julho de 2011

Vovó, que saudades tenho de você

Comemora-se o Dia dos Avós em 26 de julho, e esse dia foi escolhido para a comemoração porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.
Século I A.C. - Conta a história que Ana e seu marido, Joaquim, viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida, e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria. Santa Ana morreu quando a menina tinha apenas 3 anos. Devido a sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos. Maria cresceu conhecendo e amando a Deus e foi por Ele a escolhida para ser Mãe de Seu Filho. São Joaquim e Santa Ana são os padroeiros dos avós.
O Dia dos Avós gera polêmica por conta das críticas dos que só vêem o lado comercial da comemoração. Mas o papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes.
As avós são também chamadas de "segunda mãe", e muitas vezes estão ao lado e mesmo à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos de seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações.
Celebrar o Dia dos Avós significa celebrar a experiência de vida, reconhecer o valor da sabedoria adquirida, não apenas nos livros, nem nas escolas, mas no convívio com as pessoas e com a própria natureza.
Aproveite esta data para mandar uma mensagem de carinho aos queridos vovô e vovó e dizer o quanto você lembra deles



 
Biscoitinhos de Nata da Vovó
Ingredientes
500g de farinha de trigo
200g de amido de milho (maizena)
250g de açúcar refinado 
250g de natas (bem gorda) manteiga ou margarina 80% lipídeos 
4 colheres (sopa) de creme de leite para dar o ponto
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
Leite suficiente para dar o ponto
1 pitada de sal
Opcionais: raspas de limão, coco, canela, castanhas do Pará, sementes de papoula, confeitos, nozes, castanhas, chocolate em gotas ou granulado, flocos de arroz, etc.
Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes e amasse muito bem com as mãos. Se necessário, coloque o  um pouco de leite,  manteiga ou margarina até dar o ponto ( soltar das mãos). Se desejar, acrescente as opcionais (descritos acima) ou de sua preferência. Enrole os Biscoitinhos tipo cobrinha ou argolinha ou utilize cortadores no formato desejado como na sugestão do Portal Gastronômico www.chefachef.com.br
Asse em forno pré-aquecido 180graus por cerca de 20 minutos ou até ficar levemente corados, sem escurecer muito. Deixe esfriar e guarde em potes hermeticamente fechados para mantê-los crocantes!
 Toque de Chef: a nata pode ser substituída por  manteiga ou margarina 80% lipídios. A minha Vovó fazia com nata bem gorda da fazenda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário