Só para relaxar......

Só para relaxar......

2 de maio de 2011

Coqueteis

Modalidades de drinks

Mexidos
São os coquetéis preparados no mixing glass, as bebidas usadas na sua elaboração são de fácil mistura, depois são coados e servidos sem gelo. Por serem servidos sem gelo na hora da preparação adiciona-se uma grande quantidade de gelo para que o coquetel fique bem gelado, ele é mexido com o auxilio de uma colher bailarina. O copo em que for servido deve ser previamente gelado.
Batidos
São os coquetéis que utilizam bebidas e ingredientes de difícil mistura, como açúcar, creme de leite, frutas ou suco de frutas e licores. São batidos na coqueteleira com gelo.
Montados
Dispensam a utilização da coqueteleira e do mixing glass, são preparados com gelo no próprio copo em que serão servidos.

Categorias

Short Drinks
Coquetéis servidos geralmente em copo old-fashioned, ou em taças de coquetel. Os short drinks possuem, na maioria das vezes, um teor alcoólico bem alto, por isso são indicados para serem tomados antes ou após uma refeição, e nunca durante.
Long Drinks
Conhecidos também como Highballs, são coquetéis refrescantes preparados em copo de long drink com gelo, misturando uma ou mais bebidas e completados com sucos, refrigerantes, água com gás, água tônica ou energéticos. São indicados para dias quentes, em geral, são refrescantes e repousantes.
Hot Drinks
São bebidas feitas com chocolate, café ou água quentes normalmente servidas no inverno, em canecas especiais.
Frozen Drinks
São preparados no liquidificador, com bebidas destiladas, licores, gelo, sorvete, bolachas ou leite condensado. O ideal é que fique com uma textura cremosa e lisa, sem pedaços de gelo no meio.

Finalidades

Estimulantes do apetite
São drinks aperitivos. Com sabor seco, amargo ou ácido na maioria das vezes, devem ser servidos antes das refeições para estimular o apetite. Quase sempre são elaborados a partir de uma bebida destilada e misturados com suco de frutas ácidas, vermutes, bitter, etc.
Digestivos
São coquetéis indicados para serem tomados após as refeições. São compostos por licores e destilados.
Nutritivos
São considerados nutritivos por levarem em sua composição ingredientes ricos em calorias, como sorvetes, bolachas, chocolate, leite, etc.
Refrescantes
Os drinks refrescantes são feitos com uma bebida destilada e as vezes um licor, misturados com sucos de frutas, refrigerantes, água com gás e bastante gelo. A maior parte das bebidas refrescantes aparece nas categorias long drinks e collins.
Estimulantes físicos
São coquetéis quentes indicados para climas frios. Compostos por bebidas destiladas, água ou café quente e condimentos especiais.

Grupos Clássicos

Sours
São coquetéis azedos. Os sours no Brasil, são preparados à base de bebidas destiladas, suco de limão e açúcar, como a capirinha. Na Europa e na América do Norte, são preparados com sucos ácidos e servidos em copos on the rocks.
Fizzes
São drinks efervescentes. Preparados com bebidas destiladas, suco de frutas ácidas, açúcar e gelo, batidos e completados com Club Soda, água com gás ou champanhe, devem ser servidos logo a seguir, para não perderem a efervescência.
Eggnogs
São drinks que levam em sua receita uma gema de ovo crua. Hoje em dia, é quase impossível achar essa categoria em algum bar, devido a casos de salmonela (doença causada pela gema de ovo contaminada).
Frappes
Licores servidos após as refeições, em taças com gelo ou sem gelo.
Fancies
São coquetéis enfeitados ou coloridos, em geral, os fancies são coquetéis preparados pelo barman para atrair a atenção dos clientes.
Café Coquetel
Bebidas feitas à base de café bem quente, bebidas destiladas e licores.
Cups
Os cups são preparados em vasilhas grandes e são perfeitos para serem servidos em festas e reuniões. Na maior parte das vezes é feito com frutas frescas ou suco de frutas, vinhos, licores e bebidas destiladas.
Grogs
São bebidas quentes e açucaradas feitas à base de rum, kirsh, Conhaque ou gin.
Pousse Café
Representa o licor que se toma após o café. Preparados em camadas os pousse cafés são elaborados com bebidas digestivas e licores.
Collins
Preparados à base de bebidas destiladas como whisky, Gin ou Rum, com adição de água tônica ou com gás, açúcar ou até algum suco ácido, são parecidos com os long drinks mas são maiores.
Slings
Bebida elaborada a partir de Gin ou Whisky, água e açúcar, também pode ser preparada com bebidas destiladas e licores.
Soft Drinks
São bebidas sem álcool preparadas com sucos de fruta, refrigerantes, xaropes, servidos em copo long drink ou taça de coquetel, são muito saborosos e refrescantes.

Mesmo os que não  bebo, são lindos de ver

Nenhum comentário:

Postar um comentário