Desde o tempo das capitanias hereditárias, a padroeira capixaba é homenageada por devotos. E, através dos anos, a Festa da Penha vem atraindo milhares de fiéis e a cada edição. Consequentemente, o fluxo de turistas na cidade aumenta, colocando Vila Velha em destaque. Considerada a terceira maior festa religiosa do Brasil, a Festa da Penha é realizada todos os anos oito dias depois do domingo de Páscoa, no convento da Penha e no sítio histórico da Prainha
Convento da Penha
O espanhol Frei Pedro palácios aportou em Vila Velha em 1558 e deu início a construção de uma das mais belas edificações do Espírito Santo, que proporciona aos visitantes uma paisagem única, de onde se pode avistar os municípios de Vila Velha e Vitória. Frei Pedro Palácios encomendou de Portugal uma imagem de Nossa Senhora da Penha, que ainda está no Convento. No início, o monumento era apenas uma capela.
Conta a história que a primeira pedra da edificação que hoje conhecemos foi lançada em 1651 pelo guardião Francisco da Madre de Deus. Ao longo dos anos, o Convento recebeu ampliações e reformas. O Convento integra a parte principal de um conjunto que inclui a capela de São Francisco, a gruta de Frei Pedro Palácios, onde o religioso buscou abrigo em sua chegada na cidade, situada na entrada velha para o convento. O mais belo cartão postal capixaba é ponto de visita não só de fiéis, mas também de turistas de todas as religiões que buscam conhecer as riquezas capixabas.
Festa da Penha 2011
Será realizada do dia 24 de abril a 02 de maio. A programação cultural conta com shows, em sua maioria de bandas capixabas, o que reforça o apoio de Vila Velha à música local. E, para fechar a programação, Padre Reginaldo Manzotti se apresenta na Prainha. A organização cultural é da Secretaria de Cultura e Turismo de Vila Velha (Semcult).
Nenhum comentário:
Postar um comentário