Só para relaxar......

Só para relaxar......

4 de dezembro de 2011

Para os que acham que sabem tudo.........

Broncopneumonia
A broncopneumonia é o processo inflamatório agudo dos brônquios e do tecido pulmonarOs agente bacterianos responsáveis mais frequentes são:
- pneumococos;
- estreptococos;
- estafilococos;
- bacilo de Friedlaender.

Todavia, e não raramente, encontram-se broncopneumonias de origem vírica e outras, provodadas por penetração de material estranho na árvore brônquica.
Esta afecção atinge maioritariamente as crianças, os idosos e os indivíduos particularmente enfraquecidos. Pode ser primitiva ou representar complicações de doenças infecciosas (sarampo, febre tifóide, difteria, por exemplo).
As lesões pulmonares instauram-se com focos múltiplos isolados, às vezes confluentes e em geral bilaterais, que não evoluem todos ao mesmo tempo, encontrando-se, por isso, vários estados evolutivos em simultâneo.
A sintomatologia clínica da broncopneumonia tem início com febre mais ou menos alta (nos idosos pode estar ausente), dispneia e cianose intensas, dores torácicas, com expectoração mucopurulenta. Cedo surge astenia grave e comprometimento do estado geral.
O exame radiológico do tórax mostra, no indício da doença, sombras esfumadas difusas e, mais tarde, opacidades nodulares, em regra bilaterais e mais frequentes nas bases pulmonares.
A doença, pela sua gravidade, pode dar origem a várias complicações como, por exemplo, atelectasia e gangrena pulmonar e pleurite. O prognóstico da broncopneumonia é sempre reservado, podendo aparecer o grave quadro de insuficiência cardíaca.
O tratamento é feito através da ministração maciça de antibióticos, sedativos e calmantes de tosse, analépticos, para manter as condições cardio-circulatórias, oxigénio e dieta líquida para combater a frequente desidratação.
in Nova Enciclopédia Médica Publicit

Como se preveni da Broncopneumonia

 Manter um estilo de vida saudável é a melhor maneira de se prevenir. Isso inclui tomar vacina contra a gripe anualmente, pois a gripe é um precursor comum dessa doença, assim como não fumar, fazer uma dieta saudável, exercitar-se e repousar. Esses bons hábitos preservam o sistema imunológico e impedem que o resfriado ou a gripe se transforme em algo muito mais grave.

Risco para contrair a Broncopneumonia

 Pessoas com problemas no sistema imunológico têm um risco maior de contrair, o que inclui crianças com menos de 2 anos, pessoas com mais de 65 anos e pessoas com problemas de saúde crônicos, como doença pulmonar ou cardíaca, anemia falciforme e diabetes. As pessoas que lutam contra o câncer ou a AIDS também correm risco. Pessoas hospitalizadas, especialmente na unidade de tratamento intensivo e/ou que estejam usando respirador e as que vivem em casas de repouso são mais suscetíveis a desenvolver essa doença.

Como se desenvolve a Broncopneumonia

 A doença se desenvolve quando a imunidade da pessoa está baixa. A pessoa inala um microorganismo, através da respiração, e este chega até aos pulmões, onde causa a doença; Outra maneira frequente é quando bactérias, que normalmente vivem na boca, se proliferam e acabam sendo aspiradas para um local do pulmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário