Só para relaxar......

Só para relaxar......

7 de abril de 2011

Vai um licorzinho ai????

 São bebidas alcoólicas, doces e perfumadas com algum ingrediente vegetal característico. A fruta (pequi, jenipapo, etc.)  é deixada em infusão em álcool de cereais, conhaque ou uísque. Os licores, tanto quanto os coquetéis em que estes entram como base, são apropriados para apos a refeição (depois do café). Ao mandar servir o licor após a refeição, o anfitrião apresenta pelo menos duas opções: o tipo seco e outro do tipo suave, que o garçom leva na bandeja, para escolha dos convidados.

Angustura. Licor amargo extraído da planta de mesmo nome e que entra na combinação de vários coquetéis.

Anisete. [do francês anisette] Licor de Anis, muito popular, e que alguns utilizam diretamente na xícara para adoçar o café expresso.

Beneditino. Fabricado pelos monges beneditinos de Fécamp, na Normandia, desde 1510. Tem base de conhaque, é considerado ótimo digestivo. O mais suave tem no rótulo as iniciais D. O. M. que correspondem a "Deo Optimo Maximo", ou seja, "Para Deus o maior e melhor". Com as iniciais B e B a bebida tem maior teor de conhaque e o licor é mais seco (menos doce).

Cacau. Licor castanho escuro, feito de cacau, e aromatizado com baunilha e especiarias.

Chartreuse. fabricado pelos monges franceses Cartuxos. A fórmula é um segrêdo. Existem 2 qualidades: amarelo, mais fraco, e verde, mais forte.

Cointreau. Originalmente fabricado pela família Cointreau. Além de muito bom tomado puro, é um dos poucos licores que é agradável também tomado com cubos de gelo (on the rocks). Presta-se também para saborosos coquetéis, como o citado Margarita.

Creme de Menta. Geralmente um excelente licor. O que vem em garrafa verde é mais doce; o da garrafa branca é mais seco. Note-se que crème significa licoroso ou uma bebida extremamente doce, quase uma calda com sabor de uma fruta, ou é de leite, ou de café, por exemplo. Mas o Crème de Menta é um licor, e é "crème" somente no nome e não tem a consistência do creme nem é tão doce.

Curaçau. Fabricado com casca de laranjas verdes; em Curaçau.

Drambuie. O nome deriva da expressão celta "Am Dram Buidheac" ("a bebida que satisfaz"). Pelo sabor sabe-se que é à base de uísque escocês com mel, mas a receita é um segredo da família Mckinnon que a teria recebido do Príncipe Carlos em 1745, quando essa família lhe deu abrigo em sua fuga da Escócia.

Grand Marnier. Licor parecido com o Curaçau é também um licor de laranja com base de conhaque; um ou outro podem ser usados indiferentemente nos coquetéis.

Marasquino. Licor de gosto forte, fabricado com cerejas e amêndoas; é ao mesmo tempo doce e amargo.

Strega. Licor italiano com sabor cítrico e de ervas escolhidas. Alguns apreciadores gostam de tomá-lo com sorvete.

Ao servir o licor após uma refeição, é bom que o anfitrião apresente, ou que o garçom leve na bandeja opções de licores, pelo menos um do tipo seco e outro do tipo suave, para escolha do convidado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário