Só para relaxar......

Só para relaxar......

10 de novembro de 2010

As setes virtudes

Como todo pecado tem sua virtude, nada mais justo, depois de falar tanto em pecado, falar também das virtudes que se opõe a eles.

1 – Humildade (Que se opõe ao Orgulho)
A humildade vem do latim “húmus”, que significa “filhos da terra”. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre outras pessoas, nem se mostrar superior a elas. A humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão. Se diz que, a humildade é uma virtude humilde, quem se vangloria da sua, mostra simplesmente que lhe falta.
2 – Caridade (Que se opõe à Inveja)
Caridade é um sentimento ou uma ação altruísta de ajudar o próximo sem buscar qualquer tipo de recompensa.  Amor ao próximo; bondade; benevolência; compaixão; É um sentimento que pode ter dois sentidos, o sentimento para si mesmo e ao próximo.
3 – Paciência (Que se opõe à Ira)
A paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que você irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para atitudes certas, capacidade de se libertar da ansiedade.
Enfim, ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância.
4 – Generosidade (Que se opõe à Avareza)
Generosidade é a virtude que a pessoa tem quando acrescenta algo ao próximo. Generosidade também se aplica quando a pessoa dá algo a alguém tendo o suficiente para dividir ou não. Não se limita apenas em bens materiais. Generosos são tanto as pessoas que dividem um tesouro com mais pessoas porque isso faz com que se sintam melhores, tanto quanto aquela que dividirá um tempo agradável com outros sem a necessidade de receber algo em troca.
5 – Temperança (Que se opõe à Gula)
Temperança significa equilibrar, colocar sob limites, moderar a atração dos prazeres, assegura o domínio da vontade sobre os instintos e proporcionar no uso de bens criados.
6 – Castidade (Que se opõe à Luxúria)
Castidade é um comportamento voluntário de abstinência de prazeres e práticas de atos sexuais,seja por motivos religiosos ou sociais. Castidade diz respeito aos prazeres sensuais, e nisso já se acha outra fonte de constantes equívocos. Pois sensual não é necessariamente o mesmo que sexual, embora possa haver conexão entre ambos.
7 – Disciplina (Que se opõe à Preguiça)
Disciplina é uma palavra que tem a mesma etimologia da palavra “discípulo”, que significa “aquele que segue”. Um bom exemplo é disciplina, com horários, com compromissos, aulas, com afazeres em geral.

E ai, como andam suas virtudes???

Nenhum comentário:

Postar um comentário