Só para relaxar......

Só para relaxar......

21 de novembro de 2010

Daqui pra frente é só pensar no Natal

Panetone:  é um alimento tradicional da época de Natal de origem milanesa, do norte da Itália. Várias lendas tentam explicar a sua origem. O pão doce de natal possui fragância discreta de baunilha e recheio de frutas secas tais como damasco, laranja, limão, figo, maçã, cidra e a uva passa.
Durante sua fabricação a massa passa por um processo de fermentação natural que busca garantir que o panetone fique com uma consistência macia. Com o tempo a receita sofreu diversas inovações, e aprimorada deu origem ao Chocotone, Sorvetone e a Colomba Pascal, variações mais conhecidas da receita.
Uma antiga lenda diz que o panetone foi criado no século XVII por um padeiro da região da Lombardia chamado Toni que se apaixonou por uma moça e para impressionar seu sogro criou uma nova receita de pão recheada com frutas cristalizadas. Com o tempo esse pão recebeu o nome de "pao di toni" ou seja o pão do toni que atualmente é chamado de panetone.

Receita Básica:
Ingredientes
1 kg de farinha de trigo
100 gr de fermento biológico fresco
200 gr de manteiga Mococa
200 gr de açúcar
8 unidade(s) de gema de ovo
10 gr de sal
250 gr de frutas cristalizadas
150 gr de uva passa
6 gotas de essência de baunilha
6 gotas de essência de laranja
1 copo(s) de água
Modo de preparo
Em uma vasilha, faça uma esponja com 100g de farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água. Deixe descansar por 15 minutos. Após este descanso, adicione o restante dos ingredientes, colocando as frutas e as uvas sempre por último e faça uma massa bem macia. Deixe descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos. Após este descanso, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro. Após tudo pronto, pegue uma lâmina, faça os cortes em formato de cruz em cima de cada pannetone, puxe as abinhas para fora e coloque por cima uma colherinha de manteiga sem sal. Leve para assar em uma assadeira ou forma de papel. Usar forno médio 180ºC.
<><><> 
<><><><>

Nenhum comentário:

Postar um comentário