Só para relaxar......

Só para relaxar......

15 de novembro de 2010

A luz de velas

A vela ou candeia é uma fonte de luz que consiste tipicamente num pavio inserido num combustível sólido, tipicamente cera. A função do pavio é ser queimado no intuito de produzir fogo, e este, por sua vez, iluminar o ambiente. Além da cera, existem outros combustíveis que podem ser utilizados, como o azeite e outros óleos vegetais.
A vela é uma fonte de luz utilizada desde tempos remotos, quer na sua forma simples ou acopladas em lanternas, utilizadas muito antes da descoberta da lâmpada e outros sistemas de iluminação eléctricos.
Durante a preparação da vela, previamente à ignição, o pavio é saturado com o combustível na forma sólida. O calor do fósforo ou outra fonte de fogo irá derreter e vaporizar uma pequena porção de combustível que, no estado gasoso irá combinar-se com o oxigénio da atmosfera para formar a chama. A chama irá então providenciar calor suficiente para manter a vela acesa, numa típica reacção em cadeia auto-sustentável: o calor da chama derrete a superfície do combustível sólido, liquefazendo-o e fazendo-o deslocar-se em direcção ao pavio e subi-lo, por capilaridade; o líquido passará, com o calor, para o estado gasoso, que irá ser consumido pela chama.
O combustível é queimado em várias e distintas regiões (como evidenciado pelas diferentes cores produzias pela chama da vela). No interior das regiões mais quentes, azuladas (1), o hidrogénio está a ser separado do combustível e queimado, formando vapor de água. A zona mais clara da chama, amarelada (4), é explicado pela oxidação do carbono residual, produzindo dióxido de carbono.
À medida que o combustível sólido é derretido e consumido, a vela vai diminuindo de tamanho. As porções do pavio que não estão a provocar a evaporação do líquido combustível são consumidas pela chama, limitando o comprimento do pavio exposto.
Com o advento da energia elétrica, a vela passou a apresentar utilidades diversas da original, umas delas é a decoração de ambientes. Para esse fim, foram desenvolvidas novas técnicas de fabricação, tanto artesanais quanto industriais.
As velas se tornaram importantes elementos decorativos, auxiliando a compor um ambiente com suas cores, bem como com a iluminação indireta que gera. Comumente associadas a ocasiões românticas, hoje são muitas vezes ligadas a um status de sensualidade.
Nessa tendência de desenvolvimento cada vez maior do potifólio de velas, surgiu a necessidade de expandir seu alcance além dos sentidos visual e táctico. Assim foram criadas as velas aromáticas.
Feitas normalmente de parafina, também podem ser apresentadas na versão gel. O aroma vem do acréscimo de substancias aromáticas, tais como essências e extratos naturais. Outros componentes, como flores, frutos e sementes, além de criarem um visual diferenciado e atrativo para a vela, podem produzir os odores desejados.
VELAS
As velas invadiram casas, escritórios e outros ambientes, todo lugar se torna chique com uma bela vela.
Muitas pessoas transformaram essa arte em uma atividade econômica vale a pena você ir praticando até se tornar uma especialista em velas pois a imaginação para cores, formas e aromas crescem conforme a atividade vai melhorando.
Receitas básica para velas:
Ingredientes:
1 kg de parafina
100 g de cera micro
Cano de PVC com fundo
Argila (para vedar o furo do fundo da forma)
Palito para churrasco
Pavio de barbante natural
Como Fazer:
Num caldeirão alto derreta a parafina em fogo médio.
Fure o fundo da forma e encaixe-o no tubo de PVC.
Introduza o pavio no furo(que deve estar centralizado) e vede o furo com a argila, fixando assim o pavio, e evitando que a parafina escorra.
Derrame a parafina com cuidado para evitar a formação de bolhas. Após 1 ou 2 minutos bata levemente em um dos lados, para soltar as possíveis bolhas de ar.
Ao esfriar, a parafina se contrairá junto ao pavio. Recubra o vão com mais parafina sem deixar escorrer sobre a parte já solodificada da parafina.
Para fixar o pavio, amarre-o no palito de churrasco na outra extremidade do tubo de PVC, de maneira que este fique bem esticado.
Despeje a parafina, espere endurecer, retire o fundo, e, com auxílio de uma vareta empurre e desenforme a vela já pronta.
Como preparar a parafina:
Coloque 1 kg de parafina e a cera em uma panela,e derreta.Quando estiver líquida, acrescente o corante,e a essência de sua preferência.
Cuidados:
A parafina é um produto inflamável. Por isso nunca dissolva-o direto no fogo: prepare a mistura em banho-maria e em fogo baixo. Não deixe a parafina ferver. Caso esta comece a soltar fumaça apague o fogo imediatamente.
Velas Perfumadas:
Para fazer velas perfumadas adicione 100g de essência oleosa para cada quilo de parafina. Para as velas perfumadas além da essência você também pode acrescentar algumas especiarias tais como canela, cravo, cascas de frutas, flores desidratadas, e outras.
Velas coloridas:
Adicione o corante em quantidade suficiente para obter o tom desejado. Lembre-se que quando está quente ela fica mais transparente, e à medida que esfria a cor tende a acentuar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário