Só para relaxar......

Só para relaxar......

14 de novembro de 2010

No gosto da Cebola

Cebola é o nome popular da planta cujo nome científico é Allium cepa, Lineu. Em sistemas taxonómicos mais antigos, pertencia à família das Liliáceas e subfamília das Alioídeas - taxonomistas mais recentes incluem-na na família das Alliaceae. O termo refere-se, também ao seu bolbo (bulbo, no Brasil) constituído por folhas escamiformes, em camadas. As suas flores estão dispostas em umbela. As plantas jovens, com o bolbo pouco desenvolvido e sem flor, são chamadas também de cebolo.
A cebola teve origem no centro da Ásia, e caminhando para o ocidente, atingiu a Pérsia de onde se irradiou para a África e por todo continente europeu. Daí, foi trazida para as Américas, pelos seus primeiros colonizadores. No Brasil a introdução da cebola se deu principalmente através do Rio Grande do Sul, se espalhando por todo o país.
A cebola possui importância simbólica em algumas culturas e cultos espalhados pelo mundo, tendo sido inclusive objeto de culto em uma seita.
Ramakrishna compara a estrutura folhada do bulbo, que não chega a nenhum núcleo, à própria estrutura do ego, que a experiência espiritual debulha camada por camada até a vacuidade. A partir daí nada mais constitui obstáculo ao espírito universal, à fusão com Brama.
No plano mágico os egípcios se protegiam de certas doenças com hastes de cebola.
Os latinos, segundo Plutarco, proibiam o uso do bulbo, porque acreditavam que ele crescia quando a lua diminuia. Quanto ao cheiro, provocava um sentimento de força vital.
Virtudes afrodisíacas lhe são igualmente atribuídas, tanto por sua composição química quanto por suas sugestões imaginativas.
Estudos indicam que o alho e a cebola juntos podem combater a pedra na vesicula, devido a producão de enzimas que derubam aos niveis de colesterol.
O alho e a cebola podem ser usados todos os dias na alimentação  possuem muitos beneficios para a saúde.

Anéis Temperados de Cebola

.2 cebolas grandes
.2 xícaras de farinha de trigo
.2 colheres chá de sal
.1 colher chá de pimenta do reino
.1/2 xícara maisena
.1 xícara de água fria
.2 gemas
.Óleo suficiente para fritar
.1 limão cortado em quatro
Fatie as cebolas em anéis
Em uma tigela média, junte 1/2 xícara de farinha com o sal e a pimenta
Polvilhe os anéis de cebola com a farinha temperada
Em outra tigela, junte o resto da farinha, a maizena, a água e as gemas dos ovos, fazendo uma massa homogênia
Esquente o óleo em uma temperatura de mais ou menos 180º graus
Mergulhe na massa os anéis polvilhados
Retire o excesso de massa
Mergulhe os anéis no óleo para fritar por 2 a 3 minutos, até ficarem dourados
Fica igual aos servidos em churrascarias

Nenhum comentário:

Postar um comentário