Só para relaxar......

Só para relaxar......

18 de dezembro de 2010

Aparelho de Jantar.........

Acerte na opção de servir bem sua mesa
Confira as dicas para facilitar na escolha dos aparelhos de jantar.
Acerte na opção de servir bem sua mesa
Confira as dicas para facilitar na escolha dos aparelhos de jantar.

Os aparelhos de jantar, com tantas formas e de infinitas opções, fazem a atração da maesa quando bem escolhidos combinados e utilizados. Com a ampla variedade de formatos e modelos que formam o estilo dos aparelhos  de jantar, fica fácil compor uma mesa bem decorada e de muito bom gosto.
Para adquirir um aparelho de chá ou jantar, o ideal é dar preferência àquele que exponha o estilo de vida do anfitrião. Afinal, trata-se de uma questão de gosto pessoal. Escolher pratos e travessas, que permitam ampla criatividade de arranjos, é um detalhe importante. Não importa se sua casa é simples, organizar eventos culinários formais requer uma apresentação adequada.
A escolha requer que todos pratos sigam a mesma linha, isto é, o prato principal, de pão, de sobremesa (também utilizado para a salada), o de sopa, e as xícaras de chá e cafezinho.
Pode-se misturar os modelos e jogos de porcelana, desde que sigam as mesmas texturas e cores. Deve haver uma coordenação entre todos os itens. Atenção! Jamais combine cerâmica com porcelana fina.
Repare em algumas dicas em relação a este importante item da mesa:
As peças devem ter qualidade suficiente para não se lascarem com facilidade e não serem danificadas pelo uso diário de detergentes ou pela lavagem em máquinas.
Os materiais utilizados para fabricação dos aparelhos de jantar podem ser diversificados: louças, faiança, porcelana, cerâmica ou esmalte. A moda de usar aparelhos esmaltados vai e volta e hoje eles aparecem em versões modernas e coloridas. Ficam adequados para as mesas de fazenda e casas de campo.
Não esqueça de adquirir a quantidade de peças suficientes para possíveis eventualidades, como receber para jantar mais de 12 pessoas em sua casa. O ideal é prevenir para evitar constrangimentos por falta de pratos e talheres em sua casa.
Na hora de comprar, se a idéia é optar por um único conjunto, escolha peças com poucos detalhes. O aparelho de jantar em porcelana branca ou com friso dourado ou prateado nas bordas é o mais indicado.
Outro fator é considerar o seu estilo e a decoração de sua casa. Uma louça colorida e moderna fica muito bem em uma mesa de pau-marfim ou com tampo de vidro jateado, por exemplo. Já uma louça fina, de Limoges, ficará perfeita em uma casa com uma decoração mais clássica.
Se puder ter em casa várias opções, as louças com cores e desenhos variados deixam a mesa linda, alegre e com um toque contemporâneo. A mistura de tonalidades e cores é a recomendação segura de profissionais especializados no assunto. Use todo seu bom gosto na hora de tais ousadias.
Para uso em churrasqueiras, os pratos de cerâmicas ou similar são os mais recomendados.
Ao escolher seu aparelho de jantar, ele deve conter:
• Pratos rasos
• Pratos fundos
• Pratos para pão
• Pratos para salada e sobremesas
• Sopeira e travessas
• Taças para caldos

Não é uma regra, não é necessário combinar as travessas, sopeiras e molheiras com os pratos. As travessas podem pertencer a uma baixela de prata ou de inox.
Para proteger suas louças mais delicadas, use capas específicas para pratos de louça.
Com formatos diversos, as baixelas podem ser assim encontradas: • Travessas arredondadas e fundas: Para feijão e arroz
• Travessas ovais: Para carnes
• Travessas ovais, estreitas e compridas: Para peixes
• Travessas ovais menos fundas: Para legumes e guarnições
• Travessas rectangulares e fundas: Para macarrão e pratos com molhos
• Sopeira: Para caldos e consomês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário