Só para relaxar......

Só para relaxar......

25 de dezembro de 2010

Panetone, um pão com cara de bom demais

O panetone é um alimento tradicional da época de Natal de origem milanesa, do norte da Itália. Várias lendas tentam explicar a sua origem. O pão doce de natal possui fragância discreta de baunilha e recheio de frutas secas tais como damasco, laranja, limão, figo, maçã, cidra e a uva passa.Durante sua fabricação a massa passa por um processo de fermentação natural que busca garantir que o panetone fique com uma consistência macia. Com o tempo a receita sofreu diversas inovações, e aprimorada deu origem ao Chocotone, Sorvetone e a Colomba Pascal, variações mais conhecidas da receita.
O produto final é rico em carboidrato e possui grande quantidade de gordura, uma fatia de 80 gramas do panetone da marca Nestlé, por exemplo possui cerca de 280 Kcal.
A palavra panetone (do italiano panettone) tem sua origem no vocábulo milanês panattón, de origem e significados controversos.
Uma antiga lenda diz que o panetone foi criado no século XVII por um padeiro da região da Lombardia chamado Toni que se apaixonou por uma moça e para impressionar seu sogro criou uma nova receita de pão recheada com frutas cristalizadas. Com o tempo esse pão recebeu o nome de "pao di toni" ou seja o pão do toni que atualmente é chamado de panetone .
Panetone Artesanal:
Ingredientes
Massa
100 gr de fermento biológico fresco
4 colher(es) (sopa) de açúcar
4 colher(es) (sopa) de mel
1 colher(es) (café) de sal
250 ml de suco de laranja
250 ml de leite
6 unidade(s) de ovo
2 unidade(s) de gema de ovo
100 gr de manteiga Mococa
quanto baste de raspas de limão
quanto baste de raspas de laranja
1 colher(es) (sopa) de essência de panettone
1 kg de farinha de trigo
Recheio
quanto baste de nozes fatiada(s)
quanto baste de frutas cristalizadas
quanto baste de uva passa
quanto baste de chocolate meio amargo picado(s)
Modo de preparo
Massa
Desmanche o fermento com o açúcar, junto o mel, o sal, o suco de laranja, o leite, os ovos, a manteiga, as raspas e a essência de panetone, misture tudo e vá adicionandoa farinha de trigo aos poucos, ammassando bem até ficar uma massa macia mas que não grude nas mãos. Deixe crescer por uma hora. Vá modelando pequenas bolas colocando em cada um pedaço do recheio desejado, feche as pontas e coloque em um aro no formatos de árvorede natal, repita a operação até completar a fôrma com as bolas de massa recheadas. Pincele com o ovo batido e leve ao forno médio (180º) para assar. Depois de assado decore com fondant, cerejas e fios de ovos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário