Só para relaxar......

Só para relaxar......

26 de dezembro de 2010

Tiramissu

<>
<>
 A Itália não é conhecida apenas pelas suas massas e pizzas. Sobremesas diversas também fazem a “cozinha da mamma” uma das melhores do mundo. Quem ainda não experimentou o Tiramisù não sabe o que está perdendo
Muita gente aproveita para fazer essa sobremesa sofisticada na ceia de Natal ou Ano Novo. Ela nada mais é do que uma variação italiana do pavê francês. A receita alterna camadas de mascarpone (queijo italiano), zabaione (creme à base de gemas, ovos e açúcar) com camadas de biscoitos ingleses embebidos em café forte. E por cima cacau polvilhado.

Depois da receita original surgiram algumas variações. Uma delas, mais brasileira, é feita com maracujá e castanha-de-caju. O chef Sergio Arno fez até com panetone, mais italiana impossível.

“O tiramissu é uma receita clássica italiana, praticamente combina com tudo. Muito apreciado pela maioria dos clientes, das crianças, dos idosos.”, diz a chef Silvia Percussi, da Vinheria Percussi.
Imgredientes
 
300 gr de mascarpone
1/2 litro(s) de creme de leite fresco
6 unidade(s) de maracujá
4 colher(es) (sopa) de açúcar
quanto baste de biscoito champagne triturada(s)
quanto baste de castanha-de-caju picada(s)
quanto baste de licor de cacau
2 unidade(s) de gema de ovo
Modo de preparo

Numa panela, coloque a polpa de maracujá e o açúcar. Misture e leve ao fogo. Deixe reduzir, formando uma calda concentrada. Reserve. Numa tigela, coloque as bolachas e misture o licor. Coloque essa mistura no fundo de taças ou num recipiente para sobremesa. Polvilhe as castanhas de caju. Reserve. Para o creme, bata as gemas e junte o mascarpone. Bata para misturar. Acrescente a calda de maracujá fria (reserve parte das semente para decoração). Bata até obter um creme homogêneo. Retire da batedeira e incorpore delicadamente o creme de leite fresco batido como chantilly Distribua o creme formado na taça grande (ou tacinhas) sobre a base de bolachas. Para finalizar, regue as semente de maracujá reservadas e polvilhe com castanha de caju.
Decore com chantily e sirva gelada





Nenhum comentário:

Postar um comentário