Só para relaxar......

Só para relaxar......

27 de dezembro de 2010

Endívias

ENDÍVIAS COM MAÇÃ VERDE E CHIPS DE PRESUNTO CRU
Rendimento: 4 porções
200 g de endívias vermelhas
200 g de endívias brancas
100 g de maçã grany Smith
40 g de nozes picadas
40 g de roquefort em cubinhos
10 g de ciboulette picada
120 g de presunto cru cortado em fatias feitos em chips
75 g de tomate cereja
Molho roquefort
200 g de queijo roquefort
1 creme de leite fresco
5 g de sal
Modo de preparo
1. Lave as endívias e separe em folhas. 2. Corte a maçã em fatias. 3. Para fazer os chips, coloque as fatias de presunto cru sobre um papel sulfurizado ou manteiga e leve ao forno a 180 graus até ficar seco e crocante. 4. Lave os tomates e corte-os ao meio. 5. Para o molho roquefort, bata os ingredientes no liquidificador. Arrume as folhas de endívia e os demais ingredientes num recipiente e regue com o molho antes de servir. 6. Salpique pimenta-do-reino branca moída na hora.

Outra ideia
A folha de endívia disposta em cada taça, dispensa o uso de colher na hora de degustar o aperitivinho. Muy Practico!
Neste aqui vai: endívia, ovas de salmão, mousse ou purê de alguma coisa e tirinhas finas de folha verde "maebá" (前葉), pelo que consegui extrair do artigo publicado na Elle.com.jp.
Além de ser um petisco mui elegante, é também muito saudável! Os convidados agradecerão! A endívia nao pesa na digestão, é 95% água e muito boa para pressão arterial, assim como as ovas - rica fonte de ômega 3. Agora uma sugestão de minha parte. 
 
O "maebá" (difícil de se encontrar por aqui) pode ser substituído por tirinhas de escarola (parte nova e macia) mescladas a um pouco de manjericão. Estes ingredientes são aliados também da pressão arterial, do coração, da circulação e da respiração. Para o purê-molho, experimente azeite + alcaparras + ajinomoto + pedacinho bem fino da casca de limão, tudo no mixer. Se os convidados forem a favor de um tempero mais exótico, pode colocar uma pitadinha de mel no molho! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário