Só para relaxar......

Só para relaxar......

31 de dezembro de 2010

O principal...... A Champanhe

Ao se abrir o espumante com elegância,
a rolha não deve fazer barulho e nem voar
longe. Isso faz com que uma das coisas mais importantes da bebida se mantenha por
mais tempo, o gás

Cuidado. Líquido sobre Pressão

Vai soar mais estranho aos ouvidos do que o espocar do espumante na Páscoa, mas uma pesquisa não oficial nos Estados Unidos afirma que ao menos três pessoas perdem a visão de um dos olhos a cada ano por conta de uma "rolha perdida". Assim, o título desta matéria deve ser levado a sério.

Mas, como espumante não tem nada a ver com acidentes e estatísticas, mas com celebração, alegria e bons momentos, o que conta realmente é desfrutar desses bons líquidos. Para ajudá-lo, damos algumas dicas para abrir suas garrafas de maneira segura, elegante e de forma a preservar tudo o que esses borbulhantes vinhos têm de bom. Acompanhe:

ANTES:

1- Armazene suas garrafas em local escuro, com temperatura constante (e não alta) e deitado, para manter a rolha úmida.

2- Evite deixar o espumante na geladeira por mais de três ou quatro dias e nunca coloque-o para gelar no freezer, pois a rolha perde elasticidade e dificulta o manuseio.

3- Em um balde grande, coloque gelo e água em partes iguais e, para mais de uma garrafa, coloque uma concha de sal grosso para ajudar a conservar o gelo. Separe um guardanapo de pano limpo e coloque um prato sob o balde.

4- Coloque as garrafas no balde e deixe por 30 a 40 minutos. Se possível, durante esse tempo, pegue cada garrafa e segure na horizontal, fazendo pequenos movimentos de sobe e desce para que o líquido do gargalo - que normalmente fica fora da água gelada - se misture com o restante. Não deixe a garrafa mergulhada inteira na água gelada. A temperatura ideal para a maioria dos espumantes fica entre 6ºC e 8°C.

DURANTE:

1- Retire a garrafa do balde e seque ligeiramente com o pano. Incline-a para um lado em que não existam vidros e nem pessoas e retire a parte superior da cápsula. Normalmente ela tem uma fita ou um picotado que ajuda nesse processo.

2- Com a outra mão solte a gaiola de arame, girando no sentido horário e evitando que ela se quebre. Geralmente são cinco voltas. Nesse ponto, você pode escolher se quer deixar a gaiola sobre a rolha para maior segurança ou se prefere retirá-la e só depois tirar a rolha. Se o espumante parecer muito gelado, é aconselhável não tirar o dedo de cima da rolha e deixar a gaiola solta, mas sobre a rolha até o final
da operação.
3- Com o pano na parte superior da garrafa, como que envolvendo o gargalo, segure firmemente com o dedo polegar sobre a parte superior da rolha, evitando que ela saia descontroladamente.

4- Mantendo a mão no gargalo e o polegar sobre a rolha com bastante firmeza, gire a garrafa lentamente (existem pessoas que preferem girar a rolha para um lado e a garrafa para o outro, mas isso ocasiona perda de controle quando a pressão for mais forte e algumas vezes a quebra da rolha) e perceba como a pressão interna começa a fazer força contra seu polegar. Continue o movimento com firmeza e devagar, permitindo que a rolha se desprenda lentamente. O som a ser ouvido deve ser como aquele sinal de hospital para não falar: "sshhhhh".

5- Para servir, não apóie o dedo no fundo da garrafa, mas suporte-a com a mão toda e lembre-se que a temperatura da taça é diferente do líquido, que as bocas das taças flüte são estreitas e o líquido forma espuma, portanto, sirva vagarosamente. Coloque a quantidade de um dedo no fundo da taça e pare por alguns instantes, depois complete até dois terços da taça.

6- Volte a garrafa ao balde com o pano ao lado para auxiliar a cada vez que for servir, sem respingos.

“Muito de qualquer coisa é ruim, mas muito champanhe é sempre perfeito”. E champanhe faz a alegria de qualquer festa de Réveillon mesmo, tipo indispensável. Você sabia que cada garrafa da bebida tem 250 milhões de bolhas?

Perrier Jouët Belle Epoque: dos mais chics e lindas as garrafas, quem for jogar fora, me avisa.........

Nenhum comentário:

Postar um comentário