Só para relaxar......

Só para relaxar......

1 de outubro de 2010

Está no ar a Meningite

 
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central, cérebro e cerebelo. A meningite bacteriana é uma doença grave, que deve ser tratada como uma emergência clínica. Pacientes que recebem o diagnóstico e o tratamento adequado têm um bom resultado (cerca de 90% de chance de cura).
O contágio que se tem mais medo é o da meningite meningocócica, pois o contágio é através do ar. Depois que o indivíduo é contaminado, ele é isolado para um tratamento de 24 horas para evitar que outras pessoas se contaminem.
Esse processo inflamatório pode ser causado por vírus, fungos, bactérias e protozoários, além de alguns casos de acometimento por neoplasias e intoxicações que podem ocorrer no sistema nervoso central.
O indivíduo pode ter dor de cabeça, náuseas, vômitos e febre alta. Quando a infecção se generaliza, podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo. Esse tipo de meningite é conhecido como Meningococcemia. Em crianças os sintomas são: irritabilidade, náusea, vômito em jato e febre. Nos recém-nascidos pode ocorrer um abaulamento na fontanela (moleira).
Os tratamentos variam conforme o tipo de meningite. Se ela for causada por agentes infecciosos, como meningocócicos, pneumococo deve ser tratado com penicilina, se for causada por fungos, deve ser tratado com antifúngicos. Varia de acordo com o tipo de agente. Se a meningite não for identificada rapidamente, ela pode se tornar uma doença grave, pois sua evolução é rápida. Pacientes que recebem o diagnóstico e o tratamento adequado têm um bom prognóstico (cerca de 90% de chance de cura).

Nenhum comentário:

Postar um comentário