Só para relaxar......

Só para relaxar......

22 de outubro de 2010

Água Suja......

O vibrião da cólera é Gram-negativo e tem a forma de uma vírgula com cerca de 1-2 micrómetros. Possui flagelo locomotor terminal. Estes víbrios, tal como todos os outros, vivem naturalmente nas águas dos oceanos, mas o seu número é tão pequeno que não causam infecções.
O víbrio é ingerido com água suja e multiplica-se localmente no intestino delgado proximal.Causa diarréia aquosa intensa devido aos efeitos da sua poderosa enterotoxina. Esta toxina tem duas porções A e B (toxina AB). A porção B é especifica para receptores presentes na membrana do enterócito, causando a sua endocitose (englobamento e internalização pela célula). A porção A, é a toxina propriamente dita, ela atua causando uma ADP-ribosilação na subunidade catalítica da proteína G, impedindo sua capacidade de hidrolisar o GTP ligado a ela, o que leva a uma superativação da enzima adenilato ciclase e provoca um aumento abrupto dos níveis de AMPc intracelulares. O AMPc é um mediador que se liga à proteína cinase A, que por sua vez activa outras proteínas que afetam os canais de cloro, provocando a secreção de cloro, sódio e água associada descontrolada pela célula no lúmen intestinal. O vibrião não é invasivo e permanece no lúmen do intestino durante toda a progressão da doença.

Surto de cólera mata 138 no Haiti, diz presidente do país

PORTO PRÍNCIPE (Reuters) - O presidente do Haiti, René Préval, confirmou nesta sexta-feira que um surto de cólera matou pelo menos 138 pessoas na região central do país, na maior crise sanitária desde o terremoto devastador de janeiro.
"Posso confirmar que é cólera", disse Préval à Reuters.
Essa é a primeira epidemia de cólera no Haiti em um século, informou a Organização Mundial de Saúde. As autoridades haitianas do setor de saúde e entidades internacionais estão se empenhando para lidar com a pior crise desde o tremor que devastou o país, o mais pobre do continente.
"Agora estamos nos certificando de que as pessoas estejam plenamente informadas sobre as medidas preventivas que devem adotar para evitar a contaminação", disse Préval na capital, Porto Príncipe, depois de se reunir com autoridades governamentais do setor de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário