Mas, façamos um parêntesis aqui. Nem todas as mentiras são totalmente prejudiciais. Na verdade, às vezes, mentir é somente uma alternativa para proteger a própria privacidade e a nós mesmos da maldade alheia. Em outros momentos, em nome do tato e da delicadeza, para evitar ferir os sentimentos de alguém, também mentimos. Mas em ambos os casos não há absolutamente a intenção de prejudicar ninguém.
Máscaras para proteger a autoestima
E quem mente para si mesmo, evitando um confronto com os próprios sentimentos? A honestidade emocional consiste em não negar a dor. Dor esta muitas vezes encoberta por máscaras de convenções sociais nas quais crescemos acreditando serem necessárias para viver em sociedade, representando um comportamento valorizado pelos outros. Entretando, perder a autenticidade ou o contato com a verdade nunca é uma decisão positiva. Impossível não lembrar do verso de Renato Russo de que "mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira". Por que mentimos para nós mesmos? Para evitarmos a dor e proteger nossa autoestima.
Ainda assim, negar algo - ainda que seja algo doloroso, como uma depressão - não fará a verdade mudar. É importante nos entendermos com clareza para mudarmos uma situação de desconforto. E nesta caminhada, alguns florais podem ajudar muito. Veja a relação abaixo:
- Agrimony (Bach) - ajuda a identificar os conflitos interiores que encobrem os verdadeiros sentimentos, em geral mascarados pelo bom humor. A verdadeira paz interior é alcançada através da transformação da dor emocional.
- Califórnia Poppy (Califórnia) - ensina a olhar com honestidade para dentro de si mesmo, tornando a pessoa consciente do que busca verdadeiramente na vida.
- Silene (Minas) - para aqueles que são como um camaleão, sempre mudando para se adequar ao ambiente e à situação em que se encontram. Para agradar, mentem.
- Goldenrod (Califórnia) - bom para quem se modela de acordo com os padrões de comportamento social dos outros, deixando de ser autêntico para poder ganhar aprovação.
- Mullein - floral ideal para quem tem propensão para mentir tanto para si quanto para os outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário