Só para relaxar......

Só para relaxar......

10 de setembro de 2010

Para quem gosta de drama a dica é "A vida de David Gale", na minha opinião, muito bom......

d"pena de morte é um dos assuntos mais polêmicos e controversos discutidos pela humanidade até os dias de hoje. A discussão, fervorosa por vezes, pode ser travada por questões como os direitos humanos, a crueldade ou não com relação aos diversos métodos aplicados para dar cabo da vida de um ser humano — cadeira elétrica, injeções letais, pelotão de fuzilamento, etc —, ou, observando-se o lado religioso, devido ao direito ou não de um ser humano tirar a vida de outra pessoa.


A Vida de David Gale (The Life of David Gale, IMDB) aborda justamente este tema controverso, utilizando como pano de fundo o estado americano do Texas, local onde, nos Estados Unidos, existe a maior taxa de execuções de pena de morte: Desde 1976, quando a pena de morte foi retomada nos EUA, já foram executados somente por lá o total de 337 pessoas. O Texas possui o maior sistema penitenciário dos Estados Unidos, com mais de 150.000 presos atrás das grades. Somente na cidade de Huntsville, apelidada macabramente de Capital Americana da Morte, devido a ser local onde todas as execuções texanas acontecem, existem 9 prisões estaduais.

David Gale, interpretado por Kevin Spacey, é um professor de filosofia universitário, ativista da ONG DeathWatch, que defende veementemente o fim da pena de morte. Sua vida sofre uma reviravolta quando é acusado de estuprar e assassinar uma colega de trabalho, e é trancafiado no Corredor da Morte. Dias antes da execução de sua sentença, por injeção letal, justamente em Huntsville, David resolve chamar uma jornalista, Bitsey Bloom (Kate Winslet), para lhe conceder uma entrevista exclusiva, na qual revela detalhes sobre o crime.

Confesso que a história, que a princípio achei que não fosse ser boa, acabou me prendendo. Mesclando a vida de David Gale — inteiramente fictícia — com fatos reais, como a rotina de um condenado à morte, bem como seu tratamento horas antes da execução, quando tem o direito a fazer uma última refeição, bem como a receber cuidados religiosos, o diretor da história, Alan Parker, conseguiu fazer inclusive, na minha opinião, uma espécie de documentário a respeito deste tema tão capaz de dividir a opinião pública. Os extras do DVD trazem inclusive um documentário a respeito do assunto: Nele são entrevistados diretores de penitenciárias, e a rotina policial texana é abordada: Por mais que possa parecer cruel, os policiais texanos estão contentes por cumprirem seu dever, o de cumprir a lei do Texas. Se você ainda não viu o filme, está perdendo tempo. "
http://danielsantos.org/arquivos/2005/03/06/a-vida-de-david-gale/


Aqui entre nós, o Kevin Spacey, é um gato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário