Só para relaxar......

Só para relaxar......

11 de setembro de 2010

Passeio de Domingo: museu subaquático

O escultor Jason DeCaires Taylor está inaugurando um museu subaquático no fundo do mar que ajudará a preservar corais em Cancún, no México

Jason deCaires Taylor é um homem de muitas identidades, cujo trabalho ressoa com as influências de sua vida eclético.  Crescer na Europa e na Ásia com seu pai e sua mãe Inglês Guiana alimentado a sua paixão pela exploração e descoberta. Grande parte da sua infância foi gasta nos recifes de coral da Malásia, onde desenvolveu um amor profundo do mar e um fascínio pelo mundo natural. Este seria mais tarde o que o levou a passar vários anos trabalhando como instrutor de mergulho em várias partes do mundo, desenvolvendo um forte interesse na conservação, o naturalismo e fotografia subaquática.  Sua ligação com o mar continua a ser uma constante durante toda a vida de Taylor embora outras influências principais são encontrados muito longe do oceano. 

Com cerca de 200 esculturas de cimento prontas para serem submersas nas próximas semanas, DeCaires espera criar um suporte para os corais marinhos da região, ameaçados pelo turismo intensivo.
Ao colocar suas peças no fundo do mar, o escultor perde o controle sobre elas, que passam a ficar à mercê da natureza.A colonização da vida marinha deve mudar constantemente sua aparência e cores.
Algumas figuras já foram submersas e têm atraído a atenção do público, que mergulha para ver as estátuas.
Formado em artes e especializado em esculturas em pedras, o artista foi o primeiro a fazer instalações submarinas, ganhando fama com o primeiro parque de esculturas submerso do mundo em 2006, em Granada, Caribe.
Com sua obra, ele tenta unir a arte ao meio-ambiente e ressaltar que, apesar de vivermos cercados por edifícios, não podemos negar nossa dependência da natureza.
Até o fim deste ano, DeCaires pretende dar início à última fase do projeto, que consiste em convidar outros artistas plásticos para contribuir para o Museu Subaquático de Arte.








Nenhum comentário:

Postar um comentário