Só para relaxar......

Só para relaxar......

11 de setembro de 2010

Perfume de Moby Dick????

O cachalote  é a maior das baleias com dentes bem como o maior animal com dentes actualmente existente, medindo até 18 metros de comprimento. Esta baleia tem como característica distintiva o facto de possuir na cabeça uma substância cerosa de cor leitosa, o espermacete. A enorme cabeça e a forma distintiva do cachalote, bem como o seu papel na obra Moby Dick de Herman Melville, levaram muitos a descreverem o cachalote como o arquétipo de baleia por excelência. O cachalote foi caçado nas águas dos arquipélagos portugueses da Madeira e Açores até 1981 e 1984 respectivamente.

Um casal que encontrou torrões solidificados de vômito de baleia cachalote jogados em uma praia australiana podem lucrar centenas de milhares de dólares com a descoberta.
substância rara é usada pela indústria de perfumes.
A descoberta pode render até US$ 295 mil à família australiana.

Fragrância
O âmbar cinza é usado na digestão de lulas gigantes, a principal fonte de alimentação dessas baleias.
Ele é um excremento naturalmente expelido pelas cachalotes em alto mar.
Anos de exposição ao sol e à água salgada transformam o cheiro e a consistência da substância.
Ela passa a ter uma textura agradável e um aroma considerado sedutor.
"É incrível pensar que isso é material que a baleia não consegue digerir", diz o ecologista marinho Ken Jury, que identificou o material.
"(Mas) após dez anos, é considerado limpo e tudo o que sobra é este perfume super agradável. É inacreditável."


Moby Dick é um romance do autor americano Herman Melville. O nome da obra é o do cachalote enfurecido, de cor branca, que havendo sido ferido várias vezes por baleeiros, conseguiu destrui-los todos. Originalmente foi publicado em três fascículos com o título de Moby-Dick ou A Baleia em Londres em 1851, e ainda no mesmo ano em Nova York em edição integral. O livro foi revolucionário para a época, com descrições intricadas e imaginativas das aventuras do narrador - Ismael, suas reflexões pessoais, e grandes trechos de não-ficção, sobre variados assuntos, como baleias, métodos de caça a elas, arpões, a cor branca (de Moby Dick), detalhes sobre as embarcações e funcionamentos, armazenamento de produtos extraídos das baleias.


Os detalhes contados com o realismo e propriedade de um escritor que viveu em barcos baleeiros, são capazes de transportar o leitor ao ambiente descrito e suas sensações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário