Só para relaxar......

Só para relaxar......

9 de setembro de 2010

Dicas de como fazer um belo Café..............

Quanto melhor o café, maior é a extração e melhor o sabor da bebida.
Veja a data de fabricação do café. Café recém torrado tem mais sabor.
O café moído se deteriora facilmente em função do ar, da umidade, do calor, do tempo e do contato com odores estranhos. Por isso ele deve ficar acondicionado sempre distante desses riscos. Guarde o café não utilizado em um recepiente com boa vedação, na geladeira.
A água utilizada deve ser pura e limpa. Utilize sempre água filtrada ou mineral na preparação do café.
Prepare somente a quantidade de bebida que vai ser consumida imediatamente ou, no máximo, durante a hora seguinte.
O tempo de contato entre água e café deve ser:
Para moagem fina - até 4 minutos
Para moagem média - de 4 a 6 minutos
Para moagem grossa - de 6 a 9 minutos
Este tempo varia conforme o equipamento e a preferência pessoal.
Use a medida correta. Utilize de 80 a 100 gramas de pó (aproximadamente 5 a 6 colheres de sopa) para 1 litro de água. Se a bebida resultar sem sabor, aumente a quantidade de café. Se ela ficar amarga, áspera ou desagradável, diminua o tempo de contato da água com o café, diminuindo a quantidade do pó.
A água utilizada deve ser apenas aquecida - não pode ferver, pois a perda de oxigênio altera a acidez do café. A temperatura ideal de preparo é próxima dos 90oC.
Pelo pó de café deve passar somente água quente, jamais a bebida. A recirculação torna a bebida muito amarga, áspera e desagradável.

Bons motivos para caprichar no cafe-da-manhã


Quem não gostaria de acordar e sentar-se em uma mesa bem posta, para tomar um café-da-manhã farto, com leite, vários tipos de pães, sucos, cereais, queijos e os jornais do dia para ler calmamente?

Pouca gente consegue seguir essa rotina. Na prática, a maioria das pessoas costuma mesmo, é fazer uma refeição apressada antes de sair de casa no começo do dia.

O cardápio mais comum é café com leite e pão com manteiga, a famosa média e, de vez em quando, uma frutinha. Até aí, nada mau, porque é mesmo uma delícia. É possível aproveitar muito melhor a primeira refeição do dia.
Aproveite cada bocado do seu café-da-manhã

Muita gente nem toma café-da-manhã. A desculpa mais comum é a falta de tempo. Mais do que uma contingência da vida moderna, o descaso com a primeira refeição do dia é uma atitude completamente errada, que deixa o organismo com um déficit de energia.

Por que é necessário comer algo pela manhã ? Acompanhe este raciocínio: na hora em que despertamos e saímos da cama, em geral passamos uma boa quantidade de horas em jejum absoluto. O estômago normalmente está vazio e, se não dá sinal imediato de fome, irá fazê-lo dentro em breve, sinalizando que o corpo precisa de energia.

 Carboidrato O nutriente que aparece em pães, torradas e biscoitos ajuda a elevar os níveis de glicose, o principal combustível do cérebro.
Proteína Leite, queijo e iogurte são ótimas fontes da substância e, além disso, contribuem com cálcio, um mineral indispensável para a saúde dos ossos.
Vitaminas, minerais e fibras Frutas fornecem boas doses dessas substâncias, que colaboram para o bom funcionamento de todo o organismo.

 Tenha o prazer de arrumar uma bela mesa para você mesma, seu café será delicioso.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário