Só para relaxar......

Só para relaxar......

13 de setembro de 2010

O charme do homem grisalho

A idade em que cada um começa a ter os temidos cabelos brancos varia, afinal, depende de nossa carga genética. As pessoas com tendência a ficarem grisalhas entram no processo quanto têm em torno de 35 anos.
Assim como a chegada dos cabelos brancos é previsível, ainda não se sabe por que os fios envelhecem dessa forma. Descobrir esse segredo é algo que ajudaria não apenas esteticamente, mas facilitaria a compreensão do envelhecimento celular.

Cientistas até mesmo esperam que, identificando o mecanismo que mata os agentes responsáveis pela pigmentação do cabelo, seria possível desenvolver tratamentos para problemas mais graves, como câncer de pele.
Foi descoberto que os fios tornam-se brancos de dentro para fora. Entendendo melhor o funcionamento dos químicos responsáveis por isso, é possível descobrir se há algum elo entre o stress e os cabelos grisalhos.
Mas, mesmo que haja esse elo, apenas quem é geneticamente suscetível pode sofrer com as conseqüências.
Outro mistério dos cabelos brancos é que há algumas pessoas que ficam, mesmo depois de mais velhas, com uma coloração sal-e-pimenta (sim, como a raça de cachorros Schnauzer) e não com a cabeça completamente branca.
Só se sabe que alguns folículos produzem cabelo de um tipo, enquanto outros não.
Também não há sinal de que o envelhecimento dos cabelos signifique envelhecimento no resto do corpo. Um estudo foi feito com mais de 20mil pessoas e não há elo entre morte prematura e aparecimento prematuro dos cabelos brancos.
“Pessoas com envelhecimento capilar precoce não morrem antes do que as outras” disse o professor da faculdade de medicina de Yale, Leo McCooney. “Cabelo grisalho tem a ver com genética e não com envelhecimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário