Só para relaxar......

Só para relaxar......

5 de setembro de 2010

Cálculo Renal......

"O cálculo renal, também conhecido como litíase renal, ou simplesmente, pedra nos rins, é uma doença muito comum, acometendo 5% da população mundial, com maior frequência no sexo masculino. Entender como se formam os cálculos é crucial para a prevenção de novos casos.
Mais de 70% das pedras são compostas por sais de cálcio, principalmente oxalato de cálcio e fosfato de cálcio. Ainda existem os cálculos de ácido úrico, estruvita e cistina

Como se formam os cálculos renais????
Imaginem um copo d'água cheio. A água é clara e transparente. Se jogarmos um pouco de sal, este se diluirá, ficará em suspensão e tornará a água um pouco turva. Se continuarmos a jogar sal no copo, a água ficará cada vez menos clara, até o ponto em que o sal começará a precipitar no fundo do copo. Isso acontece quando a quantidade de solvente (água) não é suficiente para dissolver todo o soluto (sal).
Este é o princípio da formação dos cálculos. Quando a quantidade de água na urina não é suficiente para dissolver todos os sais presentes, estes retornam a sua forma sólida e precipitam nas vias urinárias.
Portanto, a formação de cálculos ocorre por falta de solvente (água) , por excesso de soluto (sais), ou mesmo por ambos.

A maioria dos casos tem como origem a pouca ingestão de líquidos. Pessoas com passado de cálculos ou com história familiar forte, devem urinar pelo menos 2L por dia. Como ninguém vai ficar coletando urina para medir o volume, uma dica é acompanhar a cor da urina. Ela tem que ter odor fraco, ser amarelo bem claro, quase transparente. (leia: URINA COM CHEIRO FORTE E MAL CHEIROSA)

Uma urina diluída resolve o problema da maioria das pessoas. Porém, há um grupo de pacientes que mesmo bebendo bastante água, continuam a formar pedras. São as pessoas com alterações na composição urinária.
Esse é o conceito mais importante do texto. Todo mundo com mais de 1 episódio de cálculo renal deve ser investigado para alterações metabólicas que provocam excesso de solutos na urina.
Se você tem história de cálculos de repetição e nunca investigou a causa, está na hora de procurar um nefrologista. Dependendo da sua alteração, existem tratamentos medicamentosos que podem evitar o aparecimento de novos cálculos.
Às vezes, uma simples modificação na dieta pode prevenir o surgimento de novas pedras.

Você já deve estar pensando: se as maioria dos cálculos são formados por cálcio e o excesso deste na urina favorece a formação das pedras, é só eu diminuir minha ingestão de cálcio que resolvo o problema. ERRADO.
O excesso de cálcio na urina ocorre por defeitos tubulares intrínsecos do rim. Se você já está perdendo cálcio na urina e não mantém uma dieta com níveis adequados, o seu organismo para manter níveis sanguíneos controlados vai buscar cálcio nos seus ossos, levando a osteoporose precoce (leia: SINTOMAS E TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE). Portanto, não se deve restringir cálcio na dieta de quem tem pedras nos rins."

cálculos renais lapidados

“O ator William Shatner, o Capitão Kirk original do seriado Jornada nas Estrelas, vendeu uma pedra que tinha no rim para um cassino virtual por US$ 25 mil (R$ 57,2 mil). O objetivo do ator, que tem 74 anos, foi arrecadar dinheiro para a ONG Habitat for Humanity, que ajuda a prover casas para comunidades pobres. “Isto leva a doação de órgãos a um novo ápice. Ou talvez a um novo ponto baixo”, disse o ator.”




Eu nunca tive, mas quem já teve......... grita de dor

Nenhum comentário:

Postar um comentário