Só para relaxar......

Só para relaxar......

15 de setembro de 2010

Uma leitura que nunca esqueci... e que muito me ensinou

Pollyanna

O primeiro livro, Pollyanna, conta a história de uma menina com o mesmo nome, que fica orfã e vai morar com sua única parente viva, a tia Polly.
Com o pai, Pollyanna aprende o “Jogo do Contente”, que consiste em encontrar algo para se estar contente independente da situação. O jogo começa em um natal onde Pollyanna, que estava achando que ia ganhar uma boneca, acabou recebendo um par de muletas. Imediatamente o pai de Pollyanna aplicou o jogo, dizendo a ela para ver somente o lado bom dos acontecimentos — nesse caso, ficar contente porque “nós não precisamos delas!”.
Pollyanna acaba mudando a vida de sua tia, que era rica, rígida e severa. Ela faz amizade com toda a cidadede Beldingsville , mas principalmente com um menino de rua, Jaime, que se torna seu melhor amigo, e com um homem que era apaixonado por sua mãe. Através do jogo ela muda a vida de todos com quem tem contato.
Entretanto, até mesmo o extremamente forte otimismo de Pollyanna é posto à prova, quando ela sofre um acidente com carro e perde o movimento das pernas. Seu animo acaba decaindo quando ela acidentalmente ouve um especialista dizer que ela nunca mais voltará a andar. Depois disso ela se torna incapaz de achar qualquer coisa que a faça ficar contente. A cidade inteira resolve ajudar a menina

Pollyanna Moça (Pollyanna Grows Up no original) continua a história dessa menina que muda tudo o que toca e que cresceu fiel às regras do “jogo do contente”. A sequência narra sua vida dos 14 anos até os 20 e á apresenta ao amor. Mostra como  sua postura diante da vida modificou – inconscientemente mesmo – a vida de outras pessoas. A menina que, desenganada pelos médicos após um acidente, com prognóstico que não mais andaria, passa um ano num sanatório, onde conhece Della Wetherby, que, encantada, leva-a para passar um inverno em casa de sua irmã, Mrs. Carew, personagem angustiada e depressiva, afetada pelo desaparecimento do sobrinho Jamie. Aí Pollyanna opera suas transformações, acabando pela história de todos se entrelaçarem ao final

Nenhum comentário:

Postar um comentário