Só para relaxar......

Só para relaxar......

12 de setembro de 2010

Vênus, a deusa do amor

Vênus, a deusa do amor para os romanos, conhecida como Afrodite pelos gregos, e associada à sétima esfera da Árvore da Vida – Netzach. Representa capacidade de sermos abertos ao outro, indica o nosso gosto pessoal, nosso senso estético e a forma como encontramos prazer e como somos agradáveis aos outros. A posição de Vênus em uma determinada Casa sempre nos trará onde encontramos mais prazer, onde as coisas são agradáveis para nós e – por extensão – o que em nós é agradável aos outros. A Vênus, a deusa do amor e da beleza, estão associadas duas palavras: venéreo e afrodisíaco (de Afrodite) – ambas relacionadas a sexo. Na mitologia grega, Afrodite era mãe de Eros, de onde vem a palavra erótico. Esse planeta rege dois signos no Zodíaco: Touro e Libra – e cada uma dessas regências nos fala sobre um traço da Vênus.
A Vênus regente do signo de Touro é mais material, mais corpórea. É mais ligada na excitação dos sentidos do que qualquer outra coisa. É o prazer que encontramos em nossa comida preferida, na maciez e calor de nossa cama, naquela bebida ou suco que tem um sabor delicioso, ou mesmo naquela calda de chocolate derretido que lambemos do dedo. É no toque da pessoa certa sobre nossa pele que encontramos novamente a Vênus, afinal ela fala de prazer e o sexo é uma grande forma de se obtê-lo.
A Vênus mitológica era até um tanto quanto hedonista. Procurava o prazer e a satisfação de maneira inconseqüente, mas nem por isso era menos amada pelos outros deuses. Casada com Hefesto, o deus feio e coxo, que tinha por ocupação ser o ferreiro dos deuses, Vênus mantinha casos com outros deuses. Para ela o que importava não era o comprometimento, mas sim o prazer. Obviamente pessoas com a uma ênfase venusiana no mapa não são o retrato do hedonismo e nem sempre irão trair seus maridos/esposas…irão apenas fazê-lo caso o cônjuge não os satisfaça. Via de regra a Vênus sacrifica outras coisas em nome do prazer e não o contrário.

E a Vênus, que fala tanto de prazer (especialmente os da mesa e cama, no signo de Touro) parece um tanto quanto perdida nos dias de hoje. As pessoas parecem frustradas em relação à sua própria beleza e encanto porque esses atributos parecem não se encaixar em um padrão. Muita gente não sabe, mas Afrodite/Vênus surgiu da espuma que se formou no mar quando os testículos de Urano foram jogados na água. Ou seja: simbolicamente a beleza e a sensualidade são livres de um padrão.
Essa deusa não teve infância, já nasceu adulta e aparentemente pronta para se relacionar. E esse é o aspecto Vênus em Libra. Tishrê, o primeiro mês do calendário hebraico é análogo ao signo de Libra e tem relação com a cópula. Assim voltamos à Vênus, senhora da sedução de do amor carnal. Vale lembrar que a Vênus rege o amor, o tesão, mas não necessariamente o romance. Ela é o desejo arrebatador, o “fogo nas entranhas” – pra citar o livro do Almodóvar.

De acordo com o mito grego, Afrodite nasceu tão bela e tão desejável, que Zeus casou-a com Hefesto com medo de que os deuses se matassem a fim de conquistá-la. Assim, de maneira irônica, a mais bela e graciosa das deusas casa-se com o mais feio e mal-humorado dos deuses. Sendo assim a Vênus pode estar em nossos mapas atrelada a coisas não agradáveis, suavizando ou mesmo tornando “leves” questões que mereceriam maior atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário