Só para relaxar......

Só para relaxar......

21 de setembro de 2010

Uma panela chamada Racleteira

O raclete (no masculino) é um tipo de queijo suiço de consistência média.
A raclete (no feminino) é um prato típico suiço, à base do queijo homônimo. Na sua preparação, o queijo é aquecido e raspado sobre os pratos dos comensais. O termo deriva do francês racler, que significa raspar.
Bem, assim é a raclete original, lá da Suiça, mas por aqui já rolaram adaptações e cada pessoa acaba fazendo da sua maneira.
Primeiro, por aqui rola também com outros queijos além do raclete. A preferência, claro, são pelos queijos do tipo suiço - gruyére, emmental, maasdam - mas também dá para usar estepe, gouda, mussarela... Como eu disse, cada um usa os queijos de sua preferência.
Os acompanhamentos também podem variar, mas o clássico é mesmo com batata, pickles e alguns tipos de frios, geralmente os mais puxados na gordura. Aliás, raclete é um prato gorduroso, não se iluda. Por isso, assim como o fondue, é um prato perfeito para o inverno, também para ser saboreado como um ritual, sem pressa, na companhia de amigos e boas garrafas de vinho.

Uma receita que achei na net de Raclete tradicional
Ingredientes:
meio queijo raclete, média de 1,7 kg;
20 batatas cozidas descascadas e cortadas ao meio;
picles (todos os tipos);
palmito;
fatias de bacon.
Preparo:
1- cozinnhar as batatas em água e sal, colocar numa fôrma com os ingredientes, picles separados.
2- cada pessoa prepara o seu prato com estes ingredientes da fôrma e leva na racleteira tradicional.
3- acione a racleteira onde derreterá o queijo raclete (witmarsum sabor suiço) ou (raclette apricoop sabor francês) encima dos ingredientes no prato.
bom apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário