Só para relaxar......

Só para relaxar......

5 de setembro de 2010

Você sabia que........ Arroz- Conselho do Chef




O arroz, no comércio, é classificado segundo o tamanho dos grãos: longos, médios e curtos.
- Grãos longos: amarelão, fortuna, agulha e maravilha
- Grãos médios: matão, blue rose, zênite, cambraia e caiena
- Grãos curtos: japonês, beira-campo e saquarema
Os grãos curtos, tendem a empapar e são utilizados, principalmente para fazer doces e os suchis, é claro. Para o arroz nosso de cada dia, o melhor é o arroz de grão longo.
Também podem ser classificados de acordo com a quantidade de grãos quebrados que estejam misturados aos grãos inteiros, em tipo 1 ou tipo 2, sendo que o segundo é mais barato.
Ao comprá-los, observe a cor do arroz. Quanto mais branco, menos nutritivo. O de melhor qualidade, deve ter a cor pérola.
Ao ser beneficiado, o arroz perde parte de suas qualidades nutritivas. O integral é aquele que não passa pelo processo de beneficiamento, é apenas descascado e retém a maio parte dos nutrientes. Exige uma maneira diferente de cozinhá-lo.
O arroz malekizado passa por um processamento diferente que evita a perda de sais minerais e vitaminas. É um pouco mais firme e não fica grudado. No entanto, tem cheiro diferente, ao ser cozido, o que desagrada a muitas pessoas.
Para armazenar, procure acondicioná-lo em vasilha fechada, longe da umidade.
Calcule, em média 50 g de arroz cru por pessoa, em cada refeição. Uma xícara, pesando em torno de 200 g, dá para quatro pessoas.
http://cybercook.terra.com.br/


História do Arroz
Diversos historiadores e cientistas apontam o sudeste da Ásia como o local de origem do arroz.

Na Índia, uma das regiões de maior diversidade e onde ocorrem numerosas variedades endêmicas, as províncias de Bengala e Assam, bem como na Mianmar, têm sido referidas como centros de origem dessa espécie.
Duas formas silvestres são apontadas na literatura como precursoras do arroz cultivado: a espécie Oryza rufipogon, procedente da Ásia, originando a O. sativa; e a Oryza barthii (= Oryza breviligulata), derivada da África Ocidental, dando origem à O. glaberrima. O gênero Oryza é o mais rico e importante da tribo Oryzeae e engloba cerca de 23 espécies, dispersas espontaneamente nas regiões tropicais da Ásia, África e Américas. A espécie O. sativa é considerada polifilética, resultante do cruzamento de formas espontâneas variadas.
Bem antes de qualquer evidência histórica, o arroz foi, provavelmente, o principal alimento e a primeira planta cultivada na Ásia. As mais antigas referências ao arroz são encontradas na literatura chinesa, há cerca de 5.000 anos. O uso do arroz é muito antigo na Índia, sendo citado em todas as escrituras hindus.
Variedades especiais usadas como oferendas em cerimônias religiosas, já eram conhecidas em épocas remotas. Certas diferenças entre as formas de arroz cultivadas na Índia e sua classificação em grupos, de acordo com ciclo, exigência hídrica e valor nutritivo, foram mencionadas cerca de 1.000 a.C. Da Índia, essa cultura provavelmente estendeu-se à China e à Pérsia, difundindo-se, mais tarde, para o sul e o leste, passando pelo Arquipélago Malaio, e alcançando a Indonésia, em torno de 1500 A.C. A cultura é muito antiga nas Filipinas e, no Japão, foi introduzida pelos chineses cerca de 100 anos a.C.
http://www.agropecuariacimarron.com.br/arroz.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário