Só para relaxar......

Só para relaxar......

13 de fevereiro de 2011

Domingo pede um Piquenique

piquenique é uma atividade de entretenimento que consiste na realização de uma refeição ao ar livre, como um lanche ou almoço.
Geralmente os lugares escolhidos são campos, florestas e relvados, para usufruir do contato com a natureza e a vida selvagem. É uma prática muito difundida na América do Norte, Europa, Oceania e Japão.
A palavra piquenique tem origem no francês pique-nique, no século XVII. Mais tarde, os franceses absorveram do picnic inglês o sentido moderno da palavra: passeios ao ar livre, nos quais as pessoas levam alimentos para serem desfrutados por todos.
Em Portugal, é costume fazerem-se piqueniques durante a época festival, nas e junto das praias. Sendo o domingo um dia tradicionalmente de descanso, é normal verem-se várias famílias nos imensos parques de merendas espalhadas por todo Portugal.
No Brasil, a prática de piqueniques é tradicional em parques de algumas cidades, como o Parque Lage, no Rio de Janeiro, Parque do Ibirapuera, em São Paulo e Parque Municipal, em Belo Horizonte. Nos últimos anos, grupos de pessoas passaram a se organizar para realizar piqueniques como forma de ocupação prazerosa do espaço público em grandes cidades brasileiras, entre esses grupos, estão: Movimento Boa Praça, Piperca e Convivium Slow Food Piquenique .


Decidiu fazer um piquenique? Saiba o que levar
Repelente e filtro solar.
• Louça resistente e leve.
• Geladeira térmica, com água potável congelada em garrafas plásticas. Enquanto está congelada, a água conserva os alimentos. Depois, mata a sede. Mas atenção: não encha completamente a garrafa antes de botar no congelador, porque a água, ao congelar, ocupa mais espaço.
• Frutas maduras da estação, de preferência fáceis de descascar. As difíceis, como abacaxi ou melancia, leve descascadas e cortadas em cubos, num recipiente plástico e com tampa, vedado com uma camada de papel filme. As frutas inteiras podem ser acomodadas em uma cesta.
• Folhas mais resistentes, como alface americana, escarola e broto de alfafa, já lavadas e bem secas, acomodadas em recipientes plásticos tampados. Tomates cereja e cenouras já lavadas e cortadas em rodelas são uma boa opção.
• Quanto aos temperos, é preferível já levá-los misturados e acondicionados em recipiente bem fechado.
• Pão caseiro integral já fatiado. Se houver crianças é melhor levar pequenos sanduíches já montados. Sugestões: queijo estepe ou prato com fatias de tomate e folhas de manjericão ou patê de ricota (ou cottage) com azeitona preta e orégano.
• Queijos amarelos (principalmente se for local quente). Se o clima estiver mais ameno leve queijo fresco.
• Suco não deve ser de frutas ácidas, pois tem tendência a amargar. Uma boa pedida é o suco de uva orgânico diluído ou extrato de guaraná natural.
• Bolos simples, sem cremes ou confeitos
• Barra de chocolate, para o final da refeição
• Lembre-se de checar a temperatura para a data, para ver que tipo de roupa usar.

A escolha do local

A data está decidida, falta agora escolher o local. Existem parques já preparados para receber piqueniques e de certeza que próximo de si há um, mas poderá pensar noutros locais: ao pé do mar, na floresta, ao pé do rio, num parque. Todos os locais têm vantagens e desvantagens, e é sempre importante adequar o espaço às pessoas, por exemplo, se leva crianças deverá pensar se o espaço tem todas as condições de segurança.

Na praia

A praia é sempre um lugar muito apetecível para um piquenique, dada a proximidade da água e em dias quentes não há melhor, mas lembre-se sempre de levar protetor solar, para-vento e guarda-sol.

Na montanha ou floresta

O contacto com a natureza pode ser uma aventura. Tenha atenção ao vestuário e calçado que leva, terá de ser confortável para poder deslocar-se convenientemente e com segurança. Deverá dar especial atenção à comida do piquenique, dado que os cheiros poderão atrair animais. Não se esqueça também do repelente de insetos.

No campo

O sítio ideal para um piquenique de momentos calmos e de relaxe. Seja ao pé de um rio, onde pode aproveitar para se refrescar, ou num campo florido. Escolha um sítio onde saiba que não está a invadir a propriedade de ninguém e leve também repelente de insetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário