Só para relaxar......

Só para relaxar......

12 de fevereiro de 2011

Molhos e Molheira

Molhos são uma adição semi-líquida de muitas preparações culinárias e, apesar de poderem ser considerados um ingrediente extra num prato, podem ser a diferença entre uma receita e outra com os mesmos ingredientes básicos.

Há vários tipos de molhos, entre os quais:
  • Molhos baseados em vegetais e outros ingredientes cozinhados e geralmente servidos frios:
  • Molhos baseados em frutas, geralmente servidos frios, sobre sorvetes e sobremesas.
As molheiras são os auxiliares da boa apresentação e serviço à mesa, peça fundamental para o bem servir.
Existe variedade ampla de molheiras, com ou sem alça, fabricados de diferentes matérias-primas.
As mais comuns: prata; metal; aço inox; cerâmica; vidro; porcelana ou também em madeira.
Geralmente, as molheiras possuem um prato apropriado para ser colocado por baixo, evitando que a toalha ou a mesa fiquem manchadas ou sujas.
Molheiras fazem parte das baixelas, mas nada impede que se utilizem peças diferentes, desde que estejam em harmonia, para não destoar do resto do aparelho.
O molho de certos alimentos incrementa o sabor de uma refeição. Muitas vezes torna-se difícil não saboreá-lo até à última gota no prato. Neste caso, poderá fazê-lo discretamente pegando um pequeno pedaço de pão, utilizando o garfo.
É de importância lembrar, quando servido o molho, a colher destinada a este deverá estar recolocada na molheira, e não no prato.
Recomendação: nada impede um anfitrião dispor de molheiras diferentes no jogo de pratos, pois permite uma alegre visualização à mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário