Só para relaxar......

Só para relaxar......

18 de fevereiro de 2011

Não só o programa que é uma Marravilha, o chef também

 Bonito, Charmoso e ainda cozinha divinamente...Claude Troisgros
O nome Troisgros circula no cenário gastronômico há pelo menos três gerações. A família começou sua tradição na França dos anos 30. Pioneiro, Jean-Baptiste, o avô, provocou um tumulto no restrito círculo culinário francês ao sugerir vinho tinto para acompanhar peixe.

Pierre, pai de Claude, e irmão de Jean, foram encorajados a seguir essa forma inquieta e ilimitada de cozinhar, definida por Jean-Baptiste como "a capacidade de harmonizar os tesouros da terra". Os irmãos Troisgros, junto com o grande amigo Paul Bocuse, inspiraram a revolução que até hoje suscita polêmica em todo o mundo: a Nouvelle Cuisine.




Nascido nessa família de alquimistas, não se poderia esperar menos de Claude Troisgros, um dos grandes nomes da gastronomia internacional no momento e principal construtor da ponte entre as cozinhas francesa e brasileira.

Formado pela Escola de Hotelaria de Thonon Les Bains, Claude Troisgros chegou ao Brasil pelas mãos de Gaston Lenôtre, que há 25 anos atrás desbravava a gastronomia carioca com o Lê Pré Catalan, onde o jovem chef trabalhou.

No Rio de Janeiro, formou família e apaixonado pela terra, lancçou-se numa nova perspectiva culinária, que se tornou uma espécie de marca registrada: ingredientes e sabores que até então eram ignorados pelos chefs locais, como jiló e açaí, se tornaram companheiros fiéis de clássicos como o foie gras, o caviar e o soufflé, consagrando-se para sempre nos menus nacionais.
Nos seus 25 anos de permanência no Brasil, Claude Troisgros abriu vários restaurantes e tornou-se consultor de tantos outros. No exterior, fez história também. Sua cozinha já viajou o mundo todo, encantando de astros da música pop como Mike Jagger e Elton Jonh a autoridades como os presidentes Clinton e Jacques Chirrac. Atualmente é consultor, junto com Daniel Boulud, do Restaurante The Blue Door, no Hotel Delano em Miam
No Olympe, no Rio, inúmera vezes reconhecido pela crítica como o melhor restaurante francês da cidade, serve pratos fascinantes como o Ravioli Recheado de Mousseline de Inhame em Molho Aveludado de Trufa Branca, o Filet de Linguado Grelhado com Banana e o famoso Cheesecake Caramelado com Calda de Goiaba - uma das melhores adaptações do tradicional  Romeu-e-Julieta brasileiro para o paladar da alta cozinha.

Eleito o chef carioca do ano pelas revistas Veja e Gula, Claude Troisgros serve alma francesa em corpo brasileiro (e vice-versa) em estilo grandioso. Apresenta, semanalmente, o Programa Menu Confiança, no canal GNT, onde prepara receitas harmonizadas com sugestões de vinhos do jornalista e crítico Renato Machado.

É, também, autor do livro "Claude Troisgros - Da Cabeça à Panela", lançado em 1993.

Em junho de 2005, sua cozinha criativa, que cativou público e crítica, chegou às prateleiras de delicatessens e supermercados através da linha de produtos que leva seu nome, desenvolvida em parceria com a Sapori, uma das mais tradicionais e conceituadas fabricantes de conservas artesanais do país, instalada na pequena cidade de Jarinu, próxima à Jundiaí, numa região que se destaca pelo seu clima, considerado o segundo melhor do mundo pela Organização Mundial da Saúde, e pelas muitas áreas verdes que ainda mantém.
 
Em porções sob medida para o uso caseiro. a linha de produtos compreende: salada de cogumelos, salada de palmito, salada de berinjela, chutney de maracujá, vinagrete ao mel, molho provençal e molho indiano.As receitas dos produtos foram desenvolvidas a partir de matérias primas frescas rigorosamente selecionadas. As variedades de legumes e temperos utilizados são cultivadas no próprio sítio da Sapori e por parceiros contratados, o que garante um suprimento com o sabor e a qualidade definidos pelo padrão Troisgros. Os cuidados vão desde a seleção das sementes, onde são escolhidas as variedades de melhor sabor, passando pelo controle de seu plantio, ponto de colheita e seleção, até o processo de embalagem, conservação.

Cada produto foi idealizado pensando no consumidor final, explorando inúmeras possibilidades de utilização. "A idéia é que o público possa preparar uma refeição saborosa em apenas alguns minutos", diz Claude Troisgros, Com sugestões de uso sinalizadas nos rótulos, fica fácil preparar um jantar assinado pelo chef, sem correr o risco de errar na receita.
Eu não cozinho nada, mas adoro ver o programa que ele apresenta no GNT "Que Marravilha", não perça http://gnt.globo.com/quemarravilha/


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário