Só para relaxar......

Só para relaxar......

19 de fevereiro de 2011

Foi Mal

“Se cometer uma gafe, o melhor é deixar ela passar. Porque pior é tentar consertar.”

As gafes em reuniões e almoços de negócios são muito comuns, até entre os executivos mais experientes.
A palavra “gafe” vem do francês Gaffeur, que nada mais é do que a pessoa que comete gafe. Existem três tipos de pessoas que cometem gafes: os que assumem, os que disfarçam e os que tentam remediar. Ao contrário do que muita gente pensa, não se deve tentar consertar uma gafe. Gafe cometida, gafe assumida. Porque, ao tentar consertar, a tendência é piorar a situação ainda mais.
Elas geralmente acontecem por falta de bom senso ou porque a pessoa valoriza coisas que o outro não valoriza, ou ainda porque despreza algum detalhe que o outro valoriza demais. É por isso que afirmamos que a prudência e o bom senso são armas infalíveis para evitar as gafes.

Verdade seja dita, não existe nada mais democrático do que a gafe.  Todo mundo comete. O presidente (além da conta, é verdade), o ex-presidente (lembra de FHC de terno creme no velório do Ayrton Senna?) e até as entendidas de etiqueta (em programa de rádio, Glória Kalil disse "duzentas" gramas. Mais tarde, corrigida, reconheceu o erro elegantemente).
Seu cérebro não tem filtro? Culpe a Lei da Gafe Absoluta! Sua língua é mais veloz do que o Bip Bip da Hanna Barbera? Culpe a maldita! Trocou os nomes? Ah, leizinha danada!
Não adianta ficar se culpando, tentando se esconder. Somente pessoas muito prepotentes não conseguem desculpar os próprios erros! Então, como não dá para fugir, que tal achar uma saída para amenizar as pequenas gafes do nosso dia a dia?
Na hora e no lugar errado
Dor de barriga no primeiro encontro? O laxante fez efeito na hora da reunião da diretoria? Relaxe! Se é que é possível. Peça licença e corra (não muito para o estrago não ser pior) para o banheiro mais próximo. Só tome cuidado para não entrar no toalete errado (sim, isso já aconteceu com um conhecido).
Está na rua? Entre num restaurante ou lanchonete de higiene razoável e encare a situação. Claro, ao sair  compre algo, nem que seja uma água com gás.
Comida no dente
Já deu um sorriso "Seu Creysson" bem depois do almoço? O feijão teimou em arrumar abrigo no seu canino? Conte com a ajuda de um amigo, marido ou  cúmplice. E se você vir alguém nessa situação, não tema! Diga: - Tem uma sujeirinha no seu dente.
Assim, direto e simples demais. E vale para batom no dente também.
Troca de nomes
Um clássico. Algumas pessoas cometem essa gafe diariamente. Tome cuidado com técnicas de memorização por associação. Podem dar um problema...
- Cláudia, essa é Erda, minha amiga que veio do sul.
Segurando para não rir, Cláudia associa ao nome mais próximo
Na semana seguinte Cláudia reencontra Erda. Feliz com a técnica, diz em alto e bom som:
- Oi, Osta, como vai ?
A dica para os nomes é simples. Se for uma pessoa que você conhece há pouco tempo, seja sincero e diga: - Desculpe, esqueci seu nome. Agora se você encontrou um amigo inseparável da época da faculdade, tente puxar assunto até você se lembrar ou ele soprar.
Divórcios e separações
Perguntou sobre o marido de alguém que acabou de se separar? Fazer o quê se eles pareciam tão felizes da última vez que os viu? Diga com tranqüilidade: - Sinto muito, não sabia.
E, por favor, não peça detalhes. Você vai mostrar que é educado e também não se envolve em fofocas.
Copiou geral
Queria mandar o e-mail desabafo sobre o seu chefe carrasco para o amigo e mandou para a empresa inteira? Se você ainda não domina o mundo virtual, lembre-se e-mail é documento, prova legal, por isso, cuidado com o que escreve.
Crises sonoras
Você já teve uma crise de espirro ou tosse num ambiente completamente silencioso? Parece que tem gente que basta começar a peça de teatro para emitir ruídos sonoros. Se isso acontecer com você, saia do recinto imediatamente e vá para o banheiro exorcizar.  

Piada fora de hora
Dizem que o grande segredo da comédia não é a piada, mas o timing. Saber o momento de soltar uma gracinha é que faz de um comentário bobo, divertido. Poucos têm essa habilidade.
Se você nota que as pessoas costumam não rir dos seus comentários "engraçados", simplesmente pare de fazê-los.
Efeitos gasosos
Não fique chocado, caro leitor, mas vou lhe revelar algo que pode mudar a sua vida. Todos soltam "pum". Aliás, o pum nada mais é do que ar misturado com gás metano e alguns outros que fazem um cheirinho desagradável e natural. Sim, é da natureza humana soltar pum. Seu vizinho faz , seu chefe (provavelmente quando sinaliza que não pode atendê-lo é porque deve ter soltado um pumzinho na sala) e até o seu paquera perfeito solta (espera casar para descobrir).
Evidente que o deselegante é soltar flatulências perto de outros. Pior ainda em ambientes fechados, como um elevador. Aí é maldade das grandes!
Não é um bebê
Maldita moda das batinhas que fazem todas parecerem gestantes ou da gordura que teima em se instalar no seu "panceps". O fato é que lá está ela: uma barriguinha em destaque e a terrível pergunta:  - Para quando é o nenê?
Meu caro e ingênuo leitor, grávidas anunciam na Internet, mandam spam, saem contando para todo mundo. Por isso, se a colega não mencionou nada, não toque no tema.
Primaveras
Regra número um da etiqueta: não se pergunta idade para a mulher. Simplesmente porque elas mentem com o passar dos anos. Começam retirando um, depois dois...Enfim, só roubando a identidade de uma "coroa" para saber a idade real.
Pior ainda é se sair com essa: - Nossa como você está conservada, hein?
Sugiro que responda como minha mãe: - Eu não sou pepino. Passar bem!
Escorregão público
Pode ter sido o olho gordo da multidão, talvez o salto 15 ou uma personalidade atrapalhada. Se você escorregou publicamente, ria. Sim, ria da sua tragédia pessoal. Se as pessoas gargalharem, saia-se com essa: Quem quiser que eu repita é só soltar um cachê.
Enfim, ninguém é perfeito (só a bailarina do Chico). Errar é humano, mas se divertir com os próprios erros é divino, é o que diz o ditado e eu concordo plenamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário