Elaborado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, teve diversas influências como yoga, zen budismo, artes marciais e exercícios praticados pelos antigos gregos e romanos. Pensando no princípio de “mente sã e corpo são”, Joseph criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são o foco desse método.
Pilates também inventou muitas máquinas para fazer exercícios. Na criação dos aparelhos ele aproveitava partes dos amortecedores dos carros alemães, isso durante a 1ª Guerra Mundial, após o fim da guerra e com a Europa toda destruída, ele mudou-se para Nova York, onde aperfeiçoou sua técnica e suas máquinas.
Deve sempre ser aplicado apenas por educadores físicos ou fisioterapeutas, através de aulas que usualmente têm duração de 1 hora em aparelhos próprios ou no solo.
Pilates é famoso por criar corpos alongados, torneados e em forma. Veja abaixo como a prática de Pilates ajuda na perda de peso:
- Os exercícios queimam calorias. A quantidade de calorias queimadas depende do tipo de corpo e do nível de esforço;
- O Pilates ajuda no desenvolvimento de massa muscular, o que é uma das melhores maneiras de aumentar o seu potencial de queima de calorias (metabolismo acelerado);
- Pilates tonifica e modela o seu corpo;
- Uma das melhores maneiras de parecer e sentir-se mais magro é ter uma bonita postura. O Pilates cria um look mais magro enfatizando a manutenção de um bom alinhamento corporal;
- Pilates promove uma respiração profunda e eficiente, o que é essencial para a queima de calorias e a regeneração de tecidos;
- Quando uma pessoa se propoem a participar de um programa de exercícios, como o Pilates, ocorre uma melhora da auto-estima e um aumento da consciência para o estilo de vida. Ambos os fatores são associados com a perda de peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário