Só para relaxar......

Só para relaxar......

18 de fevereiro de 2011

Mais que uma boca perfeita

Toda mulher se sente muito mais sedutora e poderosa quando está de batom. Realmente, ele dá um toque a mais na mulher. Mas nem sempre foi tão simples colorir os lábios. Justamente por ser considerado Desde sempre, na história da humanidade, como um instrumento de poder, sedução e manipulação, ele foi muito perseguido, ou melhor, quem usava era reprimida pelas leis. O costume de colorir os lábios tem raízes no Egito. A rainha egípcia Nefertiti, exposta no Museu de Berlim, prova que lábios femininos eram pintados pelas mulheres dos faraós.
Os primeiros pigmentos vermelhos de óxido de ferro, foram encontrados em túmulos antigos egípcios há cerca de 5.000 anos A.C (antes de Cristo). Mas usar batom nem sempre foi tão fácil para as mulheres. Na Grécia, no século II, havia uma lei que impedia que as mulheres de usar batom antes do casamento. Já na Espanha do século VI só usavam batom as mulheres das classes sociais mais baixas. E com o passar dos séculos, o ato de pintar os lábios se tornou hábito de mulheres mal intencionadas.
Em 1770, o parlamento inglês decretou proibição o uso de pigmentos nos lábios por considerar que esta prática era um artifício que as mulheres possuíam para seduzir e manipular os homens (o que não deixa de ser verdade, não é?).
As coisas começaram a melhorar em 1921, quando o batom ganhou o formato atual de bala e estojo, e começou a ser comercializado em Paris. O batom se tornou objeto de desejo e seu sucesso foi tão grande que em 1930 os estojos de batom dominaram o mercado americano e daí espalharam-se pelo mundo afora.

O batom cor de boca é daqueles que a gente usa todo dia, o dia todo. Mas é preciso usar um que tenha a cor mais próxima da cor natural dos seus lábios. Escolha o batom cor de boca de acordo também com o seu tom de pele. Veja as dicas aqui:
Para peles claras: Invista tons rosados, com ou sem um leve brilho dourado.
Para as peles orientais ou morenas claras: Use batons rosados de tom quente e os marrons clarinhos.
Pele morena: Use um bege mais escuro, quase marrom, para que sua boca não fique mais clara que a pele do rosto. O bom das morenas é que elas podem usar cores mais vivas, como tons alaranjados e rosa avermelhado ou com pigmentos dourados.
Pele negra: As negras ficam ótimas com tons de marrom mais escuros e puxando para o roxo, como tons de uva e berinjela. Os tons metalizados também caem bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário