Só para relaxar......

Só para relaxar......

26 de fevereiro de 2011

SALADAS

As receitas de saladas resultam em pratos vistosos, com cores vivas, formas diferentes, e decorações criativas que dão água na boca. Mas, além da estética e do gostinho apreciado das saladas elas são muito requisitadas por serem alimentos saudáveis.
As saladas são essenciais em dietas de emagrecimento, pois contém baixa caloria e quando servidas antes das refeições aumentam a saciedade e diminuem assim o consumo de alimentos calóricos, além do fato de fazerem bem ao trato intestinal, o que ajuda na absorção e digestão do colesterol e glicose. São ricas em fibras, sais minerais e vitaminas que fornecem energia, hidratam nosso corpo, fazem bem à pele, ao coração, enfim, regulam nosso organismo todo.
Em todo o mundo é muito comum encontrar receitas de saladas como:
  • As saladas de legumes, que pode-se utilizar legumes crus ou cozidos, incrementados com vinagrete ou azeite.
  • As saladas frias, que pode-se misturar legumes, e verduras, regadas com iogurte, azeite ou molho de maionese com alho.
  • As saladas quentes, como a salada de feijão, ou a salada de repolho roxo, que podem ser incrementadas com legumes cozidos e queijo minas.
  • As saladas de frutas, que pode-se misturar frutas de todas as naturezas e podem ser incrementadas com leite condensado, creme de leite, ou uma calda caramelada.
  • As saladas de verduras que podem ser temperadas com orégano e azeite entre outros.
    As saladas mistas com verduras e legumes que podem ser incrementadas com molhos, óleos, e temperos como salsinha e orégano.
Todas as receitas de saladas podem ser modificadas de acordo com o gosto de quem irá comer ou a ocasião onde será servida, são facilmente adaptadas às necessidades alimentares apresentadas em cada ocasião.
Porém são feitas com alimentos pouco duráveis, devendo-se tomar cuidado com a temperatura onde se encontram. As saladas devem ser mantidas na geladeira, mesmo as quentes depois do consumo, para que durem mais. Deve-se também ter o cuidado de não despejar molhos ou óleos nas saladas, oferecendo-os apenas na hora da refeição para que seja usado já no prato, assim as saladas e os molhos duram mais tempo.
As receitas de saladas são simples, gostosas, saudáveis e muito apreciadas, e devem ser incorporadas ao cardápio diário de todos.
Salada Primavera
Ingredientes:
Alface qb
1 tomate médio
¼ de pepino médio
5 azeitonas
1 ovo cozido
1/2 de chávena de queijo flamengo cortado aos cubinhos
¾ de chávena de croutons com alho e ervas armomáticas (receita em baixo)
Molho de iogurte qb. (receita em baixo)

Preparação:Lavar e escolher bem a alface. Cortar o tomate em cubinhos e o pepino em rodelas fininhas. Cortar o ovo em quatro partes.

Colocar a alface num prato grande de servir. Dispor por cima, o tomate, o queijo, o pepino, as azeitonas e o ovo. No centro do prato, colocar os croutons. Regar a salada com o molho de iogurte.

Croutons com Alho e Ervas Aromáticas
Ingredientes:

6 a 7 fatias de pão cortado em fatias com +/- 1 cm de espessura
3 colheres de sopa de azeite
1 + 1/2 colher de sopa de manteiga derretida
1 colher de chá de orégãos secos
3 colheres de chá de alho em pó
1 + 1/2 colher de chá de salsa seca
1 colher de sopa de queijo parmesão em pó (opcional)
Pimenta e sal qb

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 200°C.

Cortar as fatias de pão em cubinhos e colocar numa taça grande. Juntar a salsa seca, os orégãos e o queijo parmesão.

Misturar o azeite com a manteiga, adicionar o alho, o sal e a pimenta. Deitar por cima dos cubinhos de pão, misturar bem.

Colocar os cubinhos de pão num tabuleiro grande e levar ao forno até ficarem torrados e estaladiços. Mexer frequentemente, de modo a torrar de todos os lados. Se necessário, tapar com uma folha de alumínio, para não ficarem demasiado escuros.
Molho de iogurte
Ingredientes:
2 colheres de sopa de iogurte natural
1/2 colher de sopa maionese
1 colher de sopa de sumo de limão
Sal a gosto

Preparação:
Juntar todos os ingredientes e misturar bem até obter um molho homogéneo
 

Salada de Grão e Atum colorida

Ingredientes:
300 gr de grão
8 palitos de delícias do mar
2 latas de atum em azeite
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
1 cebola média
2 ovos cozidos
1 raminho de salsa fresca
Sal q.b.
Azeite e vinagre q.b.
Preparação:
1. Escorrer o grão e as latas de atum, colocar ambos no fundo de uma saladeira larga. Picar a cebola e os pimentos, cortar o ovo em rodelas e as delícias em pedaços largos. Juntar tudo aos grãos.
2. Temperar com sal, azeite e vinagre. Decorar com tiras de pimento e salsa picada.
3. Colocar no frigorífico durante 30 minutos, servir fresca.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário