Só para relaxar......

Só para relaxar......

5 de fevereiro de 2011

Geladinho...... Condicionador de ar

O condicionamento de ar é o processo de tratamento do ar interior em espaços fechados. Esse tratamento consiste em regular a qualidade do ar interior, no que diz respeito às suas condições de temperatura, umidade, limpeza e movimento. Para tal, um sistema de condicionamento de ar inclui as funções de aquecimento, arrefecimento, umidificação, renovação, filtragem e ventilação do ar. A função de desumidificação está normalmente associada à de arrefecimento. Alguns sistemas especiais podem incluir outras funções como a de pressurização do ar no interior de determinado espaço.
O condicionamento de ar é um dos elementos principais da tecnologia de
AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado).
O ar tratado num sistema de condicionamento de ar é designado "ar condicionado". Na linguagem corrente, o próprio processo de condicionamento de ar é referido como "ar condicionado". Por extensão, também são referidos como "ares condicionados" os aparelhos destinados ao condicionamento de ar.
A
climatização constitui um processo semelhante ao condicionamento de ar, mas não inclui a função de umidificação ou outras das funções daquele.

Quais os condicionadores de ar que consomem menos energia?

Aqueles dotados de compressor rotativo ou de compressor de velocidade variável (INVERTER TOSHIBA)

A refrigeração funcionará com maior eficiência se for evitada a incidência de raios solares no ambiente.
Utilize cortinas ou persianas para filtrar a luz solar.
Não obstrua com cortinas ou similares a frente do condicionador.
O ar ambiente deve circular livremente.

- Posso instalar o aparelho atrás de uma cortina?
Não recomendamos.
Esse procedimento dificulta a vazão do ar, o que força o funcionamento do compressor, diminuindo a sua vida útil, e aumentando o consumo de energia.

  Localização
Se pudermos escolher, deveríamos instalar o nosso ar refrigerado em paredes voltadas para leste ou sul, onde a incidência solar não é tão forte.
Escolher uma parede onde a parte externa (traseira) do aparelho, receba o mínimo possível de raios solares. Mas isto nem sempre é possível, então instale um anteparo para evitar que os raios solares incidam diretamente no aparelho.
É muito importante também evitar que a parte externa do aparelho esteja voltada para locais fechados tais como cômodos internos, corredores, garagens, forros, etc.
Quanto mais livre correr o ar mais leve trabalhara o compressor, e isto serve para os dois lados (externo e interno).



 Os tipos de condicionadores de ar disponíveis no mercado são:

Janela (ou parede) - Split Hi-Wall - Split Cassete - Split Dutado

 Janela ou parede:
São os mais utilizados e também os mais baratos. São facilmente encontrados no varejo. Fazem uma renovação contínua do ar fresco. Deve ser instalado embutido na parede.
Os modelos mais recentes têm baixo nível de ruído e possuem controle remoto de operação.

 Portátil:
São práticos porque podem ser utilizados em todos os ambientes da casa onde for necessário climatização e tem custo zero de instalação, duas grandes vantagens.
Funcionam expelindo o ar quente para o exterior e trazendo ar frio para o interior. Estes aparelhos também asseguram a renovação do ar.
Os modelos mais recentes têm baixo nível de ruído e possuem controle remoto de operação.

 Split:
Pode ser fixo ou móvel. Possui duas partes diferentes: uma é instalada no interior e a outra fica do lado de fora da residência. Além de manter o ar do ambiente agradável e com a temperatura controlada, os splits ainda reduzem o ruído de operação, pois o condensador é externo ao ambiente. Possuem sistema de filtragem do ar.
O tipo móvel pode ser utilizado em mais de um ambiente da residência ou escritório.
Os modelos mais recentes têm baixo nível de ruído e possuem controle remoto de operação.

 Sistemas centrais:
São recomendáveis para ambientes comerciais, para climatização de muitos ambientes simultâneamente. Tem custo maior de aquisição, operação e manutenção.
São muito silenciosos. Não ficam visíveis nas fachadas de prédios.

 Dimensionamento

Para o correto dimensionamento do condicionador de ar é fundamental considerar o tamanho do ambiente, o seu isolamento, a sua exposição ao sol ou sombra e o número de pessoas que freqüentarão o ambiente, ou seja, para o quarto de solteiro a potência do aparelho pode ser menor do que a necessária para a sala de TV, onde mais pessoas permanecem ao mesmo tempo, aumentando a carga térmica do ambiente. Siga sempre as instruções do fabricante.

Geralmente, todos os aparelhos possuem termostato que mantém, de forma automática, a temperatura selecionada.
As exigências de instalação de cada um dos tipos de aparelho de ar condicionado podem, também, influenciar o modelo a comprar.
Deve-se considerar o espaço necessário para a sua instalação. Normalmente, o manual de instruções indica a que distâncias devem ser colocados em relação aos móveis e às paredes.
As dimensões variam em função do tipo de aparelho.

Nos tipos split as unidades exteriores são maiores e mais pesadas que as unidades interiores.
 
No caso dos aparelhos de parede, podem ser colocados em janelas ou numa abertura na parede.
No caso dos portáteis, o tubo de evacuação do ar é passado através de uma pequena abertura na janela ou na porta.
Nos splits fixos o tubo do ar pode passar entre uma abertura na janela ou através de um pequeno buraco na parede, próprio para o efeito.
A unidade externa é colocada num suporte na parede ou na varanda exterior, ou fixada sobre um rebordo de uma janela.
A instalação do condicionador de ar deve ser efetuada por técnicos especializados

Nenhum comentário:

Postar um comentário