Só para relaxar......

Só para relaxar......

15 de março de 2011

As Chuvas no Espirito Santo

Chuvas provocam destruição de norte a sul do Espírito Santo

Número de afetados já chega a 153 mil. Trecho da Ferrovia Centro-Atlântica (foto) foi inundado por água e terra que caiu de encosta

número de pessoas afetadas, de alguma forma, pelas chuvas dos últimos dias no Espírito Santo já chega a 153 mil, segundo a Defesa Civil Estadual. Vinte e um municípios capixabas já foram atingidos, deixando um total de 4 mil desalojados, ou seja, estão abrigados em casas de partentes e amigos, e 2,2 mil desabrigados, estando em abrigos disponibilizados pelas prefeituras.

Alegre e Guaçuí

No Sul do Estado, a situação mais crítica é do município de Alegre, onde 76 pessoas estão desalojadas e 19 desabrigadas. Os rios Conceição e Alegre voltaram a subir, mas não chegaram a atingir mais casas. Uma residência desabou na cidade, na semana passada, e a rua que fica debaixo do barranco onde a casa caiu continua interditada, sob risco de novos deslizamentos.

A rodovia que liga o município a Guaçuí, a ES 482, está interditada devido a uma cratera que se abriu na pista, em decorrência da força das águas. De acordo com o DER, uma passarela para pedestres foi instalada no trecho, com intuito de minimizar os impactos causados à comunidade.



Por conta do rompimento de uma adutora próximo a esse ponto de interdição, muitas pessoas tiveram problemas no abastecimento de água na região, mas o serviço já foi restabelecido.

Segundo o DER, a instrução para os motoristas é que eles utilizem a ES 482 até Celina e sigam pela ES 387 até o distrito de Pratinha do Jocelino. De lá, o condutor deve seguir pela ES 185, no sentido Sul, até Guaçuí.

Já os motoristas que partem de Guaçuí em direção a Cachoeiro de Itapemirim, devem seguir pela ES 484, para São José do Calçado, passando por Bom Jesus do Norte e Apiacá. De Apiacá, o motorista segue pela ES 297 até a BR 101. Na rodovia federal, em Atílio Vivacqua, o condutor deve seguir para Cachoeiro pela ES 289.

O DER informa que equipes de conserva estão trabalhando em uma via alternativa, próxima ao local da interdição. No entanto, ainda chova na região, o que, segundo o órgão, dificulta os serviços das obras.

Cachoeiro

Em Cachoeiro, 752 pessoas já foram afetadas de alguma forma pelas chuvas e a situação continua complicada. No entanto, o número de desalojados e desabrigados diminuiu. Cerca de 100 pessoas estão em casas de parentes e amigos e seis encontram-se em abrigos da prefeitura. Além disso, cerca de mil quilômetros de estradas estão danificados.

Região Norte

No Norte do Estado, a situação é mais grave nos municípios de Governador Lindenberg e Rio Bananal. No primeiro, onde 625 casas já foram danificadas, cerca de 800 pessoas encontram-se desalojadas e 700 desabrigadas. Além disso, 15 pessoas estão internadas em hospitais, em decorrência das chuvas, que já afetou, direta ou indiretamente, 3,5 mil pessoas.

Os locais mais atingidos no município foram o Centro e o bairro Nova Brasília, onde casas, estabelecimentos comerciais e até escolas foram atingidos pelas enchentes. Uma unidade de ensino teve de suspender as aulas, devido à água que invadiu o local, inundando salas de aula e destruindo vários documentos. Cerca de 700 alunos estão sem aulas no município. Além disso, mais de 400 famílias perderam praticamente tudo.

O nível da água no perímetro urbano chegou a dois metros de altura. No entanto, segundo relatório da Defesa Civil Estadual divulgado nesta segunda-feira (14), as águas já baixaram no município e a dificuldade maior seriam com relação aos serviços de limpeza.

Já em Rio Bananal, 5 mil pessoas foram afetadas de alguma forma pelas chuvas, que deixou 700 desalojados e danificou 440 casas. O rio que corta o município chegou a ficar 5 metros acima do nível normal, mas já está baixando. Também foi registrada a queda de um muro.
Cidade De  Cariacica

Um comentário:

  1. eu moro em guarapari e em menos de 10 minutos muitas ruas aqui alagaram.... essa chuva tá demais!.Aquilo que dizem "são as águas de março fechando o verão" é bem real ein.

    ResponderExcluir