Só para relaxar......

Só para relaxar......

13 de março de 2011

Eu não suporto, mesmo sendo uma planta muito graciosa

O anis ou erva-doce (Pimpinella anisum) é uma planta da família das Apiaceae, anteriormente chamadas Umbelliferae. A sua fruta em forma de semente é usada em confeitaria e em licor (como anisete, zammù, uzo). A fruta consiste em dois pistilos unidos e tem um sabor aromático forte e um odor poderoso. A semente de anis também é usada em alguns caris e pratos com frutos do mar, contra mau hálito e como ajudante digestivo.
Todas as partes que ficam acima do solo de uma planta jovem de anis também são comidas como vegetal. Os caules se parecem com os do aipo na textura e são mais suave no sabor do que os frutos.
Por destilação, da fruta extrai-se um óleo volátil de anis, o qual é [útil no tratamento de flatulência e cólicas infantis]. Pode ser dada como Aqua Anisi, em doses de uma onça(aprox. 29,6 ml) ou mais, ou como Spiritus Anisi, em doses de 5-20 gotas.
O constituinte primário do óleo (até 90%) é a anetol, C10H12O or C6H4[1.4](OCH3)(CH:CH.CH3.) Também contem methil cavicol, aldehido anísico, ácido anísico e terpene.
O anis estrela Chinês também contem anetol, mas botanicamente não está relacionado ao anis. Por causa de seu gosto e aroma similar, veio recentemente a ser usado no ocidente como um substituto (barato) do anis em confeitaria e também na produção de licor.
De acordo com o Dicionário Bíblico Easton de 1897, o termo anis na Bíblia Cristã (Mateus 23:23) refere-se à erva conhecida hoje como salsa (Anethum' ou Peucedanum graveolens).
É recomendado para cólicas, colites, flatulência, prisão de ventre e facilita a digestão (combate a dispepsia).

Estrela-de-anis ou anis-estrela (Illicium verum) é uma planta originária da China. É considerado uma especiaria. Possui um aroma idêntico ao do anis, pois contém o mesmo óleo, embora seja mais forte.
É conhecido também por suas propriedades antissépticas, antiinflamatórias, calmantes, digestivas e diuréticas. Na culinária, a estrela-de-anis é utilizada para produzir óleos essenciais e aromatizar bebidas alcoólicas, como a sambuca. É a partir desta planta que se produz o principal fármaco para tratamento da Gripe A, o Oseltamivir (nome comercial: Tamiflu).
Há outra espécie próxima, originada do Japão, denominada de anis-estrelado japonês (Illicium anisatum, também conhecido como Illicium religiosum, Illicium japonicum), ou shikimmi ou skimmi. Está espécie é reconhecida cientificamente como altamente venenosa e é, por isso, imprópria para o consumo humano.

Dosagem indicada

Dentes (elixir dentifrício). Colocar em um recipiente,que se possa fechar bem,os seguintes ingredientes: 30g de anis em pó, 8g de cravo em pó, 8 g de canela em pó, 1g de essência de hortelã, 850 de aguardente puríssima. Deixar macerar todos os ingredientes na aguardente por cerca de dez dias. Filtrar o líquido e conservar em um vidro com a tampa esmerilhada. Para refrescar a boca, desinfetá-la, purificar o hálito, clarear os dentes e tonificar as gengivas, fazer bochechos com algumas gotas do elixir em um cálice de água morna.
Digestão difícil, acidez do estômago. Carvão digestivo: colocar 50g de sementes de anis em pó , em um recipiente com 50g de carvão de tília em pó e 50g de açúcar. Misturar os ingredientes e tomar uma colherinha desta mistura após cada refeição.
Excitação nervosa, insônia e caimbras. Tintura de anis: macerar, por dez dias, 13g de sementes de anis em 50g de álcool a 70º. Filtrar e conservar o líquido em um vidrinho com tampa em conta-gotas. Tomar 10 gotas logo após as refeições, ou a cada vez que se manifestem os distúrbios. Se o estômago estiver vazio, tomar as gotas diluídas em um uma bebida quente: camomila, tília, chá, etc. Não tomar nunca mais de 50 gotas de tintura ao dia.
Intestino (meteorismo). Infusão: 30g de sementes de anis em um litro de água quente. Filtrar quando o líquido estiver morno e tomar uma xícara, após cada refeição. Usar neste caso também a tintura de anis, ver excitação nervosa, utilizando as mesmas doses.
Afecções intestinais (gases e cólicas); desinfetante intestinal; dores de cabeça (origem digestiva); gastrite (origem nervosa); cólicas infantis. Em 1 xícara (chá), coloque 1 colher (sobremesa) de fruto-semente e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá), 3 vezes ao dia.
Enjôos e vômitos na gravidez; aumentar o leite materno; enxaquecas de origem digestiva. Coloque 3 colheres (sopa) de fruto-semente em 1 garrafa de vinho branco. Deixe em maceração por 10 dias e coe. Tome 1 cálice antes das principais refeições.
Afecções intestinais (gases e cólicas); desinfetante intestinal; enxaquecas (origem digestiva), gastrite (origem nervosa); purificador de hálito (halitose). Coloque 1 colher (sobremesa) de fruto-semente e 1 colher (sopa) de folha de guaçatonga picada, em 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 60%. Deixe em maceração por 5 dias e coe. Tome 1 colher (café) diluído em um pouco de água, 3 vezes ao dia, sendo uma de manhã, em jejum, e as demais antes das principais refeições.

Contra indicações

O uso do fruto-semente desde que dentro das doses recomendadas, não tem contra-indicação. Entretanto, o uso exagerado do óleo essencial pode provocar efeitos tóxicos. Contra-indicado em caso de alergia ao anis e anetol.

Efeitos colaterais

Ocasionalmente podem ocorrer reações alérgicas na pele, trato pulmonar e gastrointestinal.

Culinária

As sementes, por conterem óleo essencial, são excelentes para preparo de alimentos e no uso de seu tempero. Pode ser usado para temperar peixes, aves e também ser utilizados em cremes, sopas e molhos. Bolos doces, biscoitos também podem levar o toque doce desta erva. Esta erva também tem muita afinidade com frutas frescas, especialmente figos. As folhas já possuem aroma mais delicado. Pode-se consumi-las frescas na forma de salada, com vegetais ou queijos em creme.

Curiosidades

Semente de anis é um ingrediente base na preparação de licores Anisette como Pernod e Anise. Na medicina popular diz ser afrodisíaco.
Aromaterapeutas utilizam a essência do anis para relaxamento e reduzir a insônia.
Administrando-se às vacas, aumenta-se a produção de leite. Os animais são atraídos pelo seu aroma. Escondendo um pouco de sementes de anis, dentro de um pedaço de queijo, torna-se uma eficiente isca para as ratoeiras.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário