Só para relaxar......

Só para relaxar......

14 de março de 2011

Runas

Vikings ou viquingues foram membros marítimos da Escandinávia, que também eram comerciantes, guerreiros e piratas. Entre finais do século VIII e do século XI pilharam, invadiram e colonizaram as costas da Escandinávia, Europa e ilhas Britânicas. O período de expansão desses povos é denominado Era Viking. Embora sejam conhecidos principalmente como um povo de terror e destruição, eles também fundaram povoados e fizeram comércio pacificamente. A imagem histórica dos vikings mudou um pouco ao longo dos tempos, e hoje já admite-se que eles tiveram uma enorme contribuição na tecnologia marítima e na construção de cidades.
Visões romantizadas

 Elmos com chifres

Muitos dizem que os vikings usavam elmos com chifres pois receavam, pelas suas crenças, de que o céu lhes pudesse vir a cair nas cabeças. Apesar desta conhecida imagem a respeito deles - que na realidade era uma crença celta e não nórdica - eles jamais utilizaram tais elmos. Essas características não passam de uma invenção artística das óperas do século XIX, que reforçavam as nacionalidades, no Romantismo, e que visavam a resgatar a imagem dos vikings como bárbaros cruéis, pois sua aparência era incerta. Os capacetes que os vikings verdadeiramente utilizavam eram cônicos e sem chifres (como se pode ver na imagem do "timoneiro viking"). Não existe qualquer tipo de evidência científica (paleográfica, histórica, arqueológica, epigráfica) de que os escandinavos da Era Viking tenham utilizado capacetes córneos. As artes plásticas e a literatura auxiliaram a divulgação dos estereótipos sobre os vikings, principalmente depois de 1880.


Runas: pergunte às pedras

As runas surgiram há mais de 3 mil anos, entre os vikings. São letras mágicas gravadas em pedras, com nomes que variam um pouco de acordo com a região onde eram utilizadas. Cada pedra oferece mais de uma possibilidade de interpretação – a mensagem que ela encerra depende da pergunta e também da combinação com as outras pedras que saíram na jogada.

Para jogar, primeiro mantenha-se calma e concentre-se no que deseja saber. Faça uma pergunta de cada vez e de maneira objetiva. Existem duas formas simples para a consulta: com uma runa e com três runas, indicada para iniciantes, que montamos aqui para você. O jogo completo, com todas as runas, é para veteranos no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário