Só para relaxar......

Só para relaxar......

14 de março de 2011

O Doce Gosto pelo Chocolate Amargo

Chocolate amargo (também chamado de chocolate preto ou puro) é um tipo de chocolate feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite, e algumas versões permitem a sua utilização como base para sobremesas, bolos e bolachas. Deve-se usar um mínimo de 35% de cacau, segundo as normas européias. Tem como característica possuir pouco açúcar.
Estudos comprovam que os chocolates escuros combate a hipertensão de intensidade média - uma vez que seu consumo diário reduz os níveis da pressão arterial. Destes chocolates, o amargo é de onde se tira os melhores resultados, tendo mais flavonóides que quaisquer outros alimentos ricos em antioxidantes como o chá verde e preto ou mesmo o vinho tinto.
Pesquisas coordenadas pelo médico dinamarquês Arne Vernon Astrup, chefe do Departamento de Nutrição Humana da Universidade Real de Copenhague e publicadas pela International Journal of Obesity comprovaram que o chocolate amargo também é excelente para o controle da massa, uma vez que aumenta a sensação de saciedade.
Pesquisa italiana publicada na periódico científico Journal of Nutrition afirma que o chocolate amargo promove a redução de problemas relacionados à pressão arterial em 15 dias, devido ao estímulo da produção de óxido nítrico proporcionado pelos flavonoides presente no chocolate,
Todos já sabem que o chocolate é rico em calorias e gorduras saturadas podendo contribuir para o aumento dos níveis de colesterol, riscos de doenças cardiovasculares e aumento de peso quando consumido em grandes quantidades. No entanto, a ciência trás boas notícias para os que apreciam o chocolate amargo.
Segundo um estudo publicado no “Journal of the American Medical Association” (2003), duas barras pequenas (10g cada) de chocolate amargo ao dia podem reduzir a pressão arterial em hipertensos e diminuir os riscos de infartos e derrames. Este dado foi comprovado por um estudo conduzido pela “Universidade de Glasgow” e “Instituto Nacional para Pesquisa de Alimentos e Nutrição “ (Itália,2003) com 12 voluntários, no qual a presença de antioxidantes foi aumentada em 20% nos indivíduos que ingeriram 100 gramas de chocolate meio amargo, em relação ao grupo que ingeriu chocolate ao leite. Segundo o estudo, a presença de leite no chocolate interfere na capacidade de absorção dos antioxidantes podendo neutralizar seus benefícios.
Uma maior ingestão de antioxidantes reduz a taxa de radicais livres na corrente sanguínea, cuja concentração está relacionada a doenças cardiovasculares e alguns tumores.  Em média, o chocolate amargo possui o triplo de antioxidantes do que o chocolate ao leite e branco.
No entanto, vale lembrar que os possíveis benefícios do chocolate meio amargo referem-se a uma quantidade limitada, ou seja, exagerar no chocolate pode provocar efeitos indesejáveis à saúde devido a sua elevada concentração de gorduras saturadas e açúcar simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário