Acredito que o primeiro passo para bons jantares entre amigos é uma mesa bem posta. Para isso, todos os detalhes são importantes: harmonia à mesa é fundamental e poucos têm o senso de estética apurado para fazê-lo. Bons anfitriões sabem muito bem como decorar o ambiente, e alguns detalhes fazem a diferença. Veja abaixo algumas sugestões:
- Guardanapos decorados;
- Arranjos de flores em pequenos vasos são ideais e dão vida à mesa;
- Luz baixa ou, ainda, luz de velas criam um ambiente aconchegante e acolhedor;
- Nem sempre precisamos utilizar toalha de mesa. Jogos americanos são ótimas opções para personalizar o local;
- Som ambiente é fundamental, mas nada que atrapalhe uma boa conversa (jazz, blues, mpb são os mais indicados).
- Não é apenas o ambiente que interessa; um prato bonito e bem montado encanta os olhos antes da refeição. Lembre-se daquela velha frase "de que comemos muito mais com os olhos do que com a barriga".
Pratos com porções equilibradas, alimentos coloridos e servidos com delicadeza conquistam a admiração dos convidados e estimulam o paladar. Até o sabor parece que ganha outro significado. Tenha cuidado com a escolha do cardápio: prefira sempre receitas simples e tenha alguma opção caso algum amigo seja vegetariano. Afinal de contas, nada mais desagradável do que convidar um amigo para jantar e ele ficar sem ter o que comer, não é mesmo?
Atenção para a rodada final, que é a mais deliciosa: sobremesas. Nada melhor do que escolher um doce mais tradicional como um mousse, minipudim ou até macarrons. O importante é servi-los de maneira diferenciada e que agrade aos olhos. Para encerrar a noite com chave de ouro e ser cordial, é de bom tom oferecer ainda um café, chá ou licor, excelente digestivo pós-refeição. Tenha pelo menos um do tipo seco e outro do tipo suave para a escolha do convidado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário