Só para relaxar......

Só para relaxar......

27 de março de 2011

Dr. Agulha......

O anestesista

Para se tornar um anestesista, uma pessoa deve ter cursado uma faculdade de medicina, realizado estágios e feito residência de dois anos em anestesiologia (consulte Como se tornar um médico). Um anestesista é um médico que se especializa na administração de anestésicos, alívio da dor e no cuidado dos pacientes antes, durante e depois da cirurgia. O anestesista monitora as funções dos órgãos vitais incluindo os batimentos cardíacos, pressão sangüínea, respiração e a saturação do oxigênio no sangue durante uma cirurgia.
Antes da cirurgia você pode conhecer seu anestesista. Na maioria das vezes, você o conhece no dia da cirurgia. Ele pode fazer várias perguntas sobre o seu histórico médico. Estas informações são importantes para determinar qual tipo de anestesia você deve receber. Ele pode responder qualquer pergunta sobre os efeitos colaterais causados pela anestesia. As crianças recebem os mesmos anestésicos que os adultos, mas as doses são determinadas pelo peso da criança.
"Meus pacientes geralmente são crianças pequenas, que não ficam muito felizes quando vêem o médico. Seus pais ou responsáveis estão geralmente muito ansiosos sobre a anestesia. Grande parte do meu trabalho antes da cirurgia é explicar como será aplicada a anestesia e confortar os pais ou responsáveis respondendo às perguntas sobre o que vai acontecer com a criança. A criança pode receber um sedativo antes de ser anestesiada. Este sedativo é geralmente administrado na forma de uma bebida com gosto de cereja e, após aproximadamente 10 minutos, a criança está sorrindo e não se importa em vir para a sala de cirurgia com um dos pais ou responsável. Lá, ela recebe o anestésico por meio de uma máscara ou por uma injeção. Após adormecer, os pais ou responsáveis deixam-na em segurança nas mãos do anestesista."
Enquanto a criança está anestesiada, a pressão sangüínea é monitorada com um manguito de pressão sangüínea, a taxa e o ritmo dos batimentos cardíacos são monitorados com um eletrocardiograma (também conhecido como ECG), a respiração, a temperatura e a saturação do oxigênio no sangue da criança são monitorados com uma máquina especial, chamada de oxímetro de pulso. Estes sinais vitais são utilizados para ajudar a determinar a profundidade da anestesia. Além disso, existe um monitor que pode medir a profundidade da anestesia utilizando as ondas cerebrais. Entretanto, a parte mais importante do monitoramento é realizada pelo anestesista que está assistindo o paciente.
Após a cirurgia, o paciente passa pela sala de recuperação para o monitoramento constante até que ele acorde. Então, ele está pronto para ser liberado daquela sala. Depois disso o médico o encaminha para um quarto ou dá alta, se for uma cirurgia sem internação. Às vezes, o paciente precisa ir para uma unidade de terapia intensiva. Quando isso acontece, quem cuida dele são anestesistas especializados em terapia intensiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário