Só para relaxar......

Só para relaxar......

25 de março de 2011

Saturno em Libra: respeito ao outro

Saturno ingressou em Libra em julho de 2010 e ficará neste signo até setembro de 2012. Esta passagem é bem interessante, porque Saturno tem grande afinidade com este signo. Mas o que o planeta Saturno significa?
Um dos significados de Saturno é o de aprendizado. Saturno mostra o que temos de aprender, amadurecer, desenvolver. Assim, se atualmente está passando por Libra, as lições coletivas são ligadas aos conteúdos deste signo, que governa principalmente o relacionamento com o outro. Libra rege também os princípios da elegância, etiqueta e educação. Por isto, quando Saturno está passando por Libra, de um modo ou de outro ficaremos mais sensíveis a todos estes conteúdos. Saturno também representa limites, os quais, pelo fato de estar transitando por Libra, estarão ligados aos relacionamentos.
Via de mão dupla
Portanto, o momento é o de trabalharmos (outro significado de Saturno, o trabalho!) os relacionamentos, em uma via de mão dupla, colocando e fazendo valer nossos limites (tarefa nada fácil, mas necessária) e também aprendendo a observar os limites dos outros.
Saturno em Libra seria regido pela frase "não faça ao outro o que não quer que façam a você".
Esta é uma regra bem simples. Quando você recusa algo aprecia que os outros insistam para que faça o que não quer? Se não, evite forçar o outro contra a vontade dele. Quando fala, gosta de ser interrompido? Se a resposta é negativa, também não interrompa a toda hora.
Saturno rege a ordem e, em Libra, isto até se expande: é quando a ordem pode se tornar lei, princípio e até mesmo ética. A ética é uma forma muito sofisticada do exercício da ordem e do limite, não acha?
Saturno em Libra é a antítese do "vale tudo". O que é o "vale tudo"? Vale interromper o outro quinze vezes enquanto está falando, paquerar o marido da amiga, passar a perna no sócio, mentir descaradamente para ter uma vantagem, matar para ficar com uma herança, etc. O "vale tudo" é a ausência de limites, às vezes em escala bem pequena, às vezes de maneira realmente perigosa e descontrolada. Não é difícil perceber o quanto o "vale tudo" está relacionado ao caos e a inúmeras dores presentes no mundo. Aliás, o problema do mundo é justamente o "vale tudo"!
Em busca do equilíbrio
Libra é também o outro. A verdade mais difícil de entender é que o outro é tão importante quanto o eu. Eu e outro são totalmente equivalentes e precisam estar em equilíbrio, outra premissa libriana. Praticar Saturno em Libra é, para começar, dar espaço ao outro como forma de honrá-lo. Significa ouvir, tentar compreender, deixar se expressar. Mas infelizmente o comportamento mais comum é o do eu, eu, eu. Eu quero falar 80% do tempo, o meu assunto é mais importante do que o seu, eu preciso ser cuidado, eu sou melhor nisso, eu quero destaque... Ufa! Libra é o exercício da alteridade. Assim, por exemplo: eu falo de mim mesmo, mas pergunto a você como você está - e realmente escuto a resposta, me interesso por ela.
É muito difícil estabelecer uma relação com alguém que não internalizou o que Libra significa. Esta pessoa é sempre demandante, carente, ultrapassa limites. Ela basicamente consome e dá pouco em troca. E, ironia das ironias, em geral aproveita pouco o muito que recebe.
Relação de troca
Quando uma relação está baseada nos princípios de Libra, ou seja, quando os dois se propõem a ouvirem e a considerarem o outro, há prazer. Há troca, bem estar e algo muito bonito que é gratidão. O resultado disso é que dá vontade de procurar e manter o outro na nossa vida.
Muitas vezes, gostamos de alguém, mas não temos vontade de procurar. É uma grande contradição, mas muito comum. Você se importa com a pessoa, mas não tem vontade de estar junto dela porque o que receberá será insuficiente ou insatisfatório. Você não se sentirá apreciado em sua individualidade, não ocorrerá a troca, porque a relação se estabeleceu em um patamar desigual, em que um dos dois está sendo desconsiderado.
Libra também rege outro bem muito precioso: gentileza e educação. Trata-se de responder polidamente a uma pergunta, ser amável, preocupar-se com impacto de palavras e ações. A verdade é que todos nós queremos ser bem tratados. Mas tratamos bem os outros? Você já deve ter visto donos de negócios, seja de barracas de camelô a executivos de grandes empresas, que têm uma postura indiferente e mal humorada. Seu tratamento padrão é a descortesia, distribuída a quem quer que chegue, como se estivessem permanentemente de mal com a vida. Infelizmente, esta é a contribuição que vêm dando ao mundo.
Também precisamos refletir como estamos criando nossos filhos, futuros adultos, líderes, profissionais, maridos, esposas, mães, pais, etc. Muitas vezes, acabamos atendendo a todas as suas vontades, como se, por serem originários de nossos genes, fossem mais especiais do que todos, até mesmo nós. Isso é prejudicial, pois, na melhor das hipóteses, serão pessoas mimadas e despreparadas para se relacionarem. Na pior, o outro não existirá para elas, então passarão por cima dele sem dó nem piedade. Portanto, vamos pensar também a respeito de como estamos formando as futuras gerações. Educação é algo que é muito mais fácil de ser assimilado quando é aprendido em casa.
Saturno vem passando por Libra e tornando todas estas questões explanadas acima mais agudas e presentes em nossa vida. Alguns terão de aprender a considerar o outro, enquanto os que já consideram provavelmente terão de aprender a dar limites. O egoísta nem sempre é uma má pessoa, de más intenções, mas, se não for contido, a sua tendência é continuar um comportamento que pode ser invasivo, mal educado ou até mesmo arrogante e autoritário.
Algumas dicas de etiqueta de Saturno em Libra:

  • Não interrompa o outro enquanto ele fala. Interromper um pouco pode acontecer, mas se for constante corta o fluxo da troca e até a graça da conversa. Aprenda a ouvir com atenção e interesse.
  • Também não complete frases da outra pessoa, pois isto também atrapalha o raciocínio e a expressão, além de ser sinal de impaciência. Conversar é uma das poucas coisas que não mudaram com a tecnologia e ainda precisa de tempo e atenção.
  • Não jogue lixo no chão, não importa o quanto o chão já esteja sujo.
  • Não caminhe atropelando e empurrando as pessoas. Agindo assim, você pode até machucar alguém.
  • Não fale muito alto desnecessariamente. Até mesmo falar alto em casa, se você tiver vizinhos muito próximos, acaba por incomodar. Que dirá colocar som alto.
  • Quando um amigo ou familiar disser que não quer fazer algo, respeite. Cada um tem direito a sua escolha.
  • Se tiver necessidade de procurar alguém muitas vezes para te ajudar, lembre-se também de perguntar a esta pessoa como ela está. E realmente ouça a resposta.
  • Elogie, vibre com o sucesso de pessoas próximas, comemore! Faça isto mesmo que não seja um dia em que você esteja bem, pois nós todos precisamos de incentivo e, se o outro for uma pessoa legal, também vai gastar um tempo para te consolar depois.
  • Seja capaz minimamente de manter os acordos firmados. Lembre-se que quase todo mundo tem uma vida corrida e ficar mudando compromissos em cima da hora frustra e pega os outros de surpresa. É claro que ocorrem imprevistos, mas faz parte do respeito ao outro entender que quando combinamos algo criamos uma expectativa que espera ser preenchida.
  • Respeite horários. Tempo é uma das coisas mais disputadas hoje em dia, e, quando você chega atrasado sistematicamente, ou faz os outros esperarem enquanto você realiza outras coisas, está mostrando sinal de desconsideração.
  • Atue de maneira impecável com dinheiro e objetos. Se pedir algo emprestado, respeite o prazo que foi estabelecido para a devolução.
  • No território do outro, as regras são dele. Assim, por exemplo, se você vai precisar ficar na casa de um parente, descubra seus hábitos e regras e adeque-se a elas.

Se você fizer ao menos algumas das coisas que foram sugeridas acima, pode ter certeza de que irá angariar admiração. Será uma pessoa bem quista, que os outros gostarão de ter por perto.
Uma dica importante: comece a escolher se relacionar com pessoas mais parecidas com você. Elas dão exemplos deste comportamento com mais limites desde o início, sendo mais sensíveis e respeitosas. É como se elas tentassem atuar evitando surpreender e sobrecarregar o outro. São negociantes delicadas, sempre inquirindo se o outro pode conceder um tempo ou se realmente pode fazer algo.
Quanto aos que não são assim, talvez você possa se relacionar ou se envolver menos com estas pessoas, ou, então, se isto for possível (pois nem sempre o outro tem condições de mudar), sinalizar o que está incomodando. O importante é encontrar os seus pares e fazer o possível para, mesmo com uma mínima contribuição, tornar este mundo mais harmonioso, um valor que é muito caro a Libra. E não importa que você seja de outro signo solar, Libra existe no seu mapa astral em alguma casa, em algum setor da sua vida (ex: família, trabalho), no qual você vai prezar que as coisas sejam mais ordenadas e agradáveis!


Nenhum comentário:

Postar um comentário