Só para relaxar......

Só para relaxar......

13 de março de 2011

Olheiras nem sempre é falta de sono

Poucas coisas estragam tanto um visual como as olheiras. Afinal, de que adianta caprichar na roupa e no penteado se as manchinhas insistem em permanecer debaixo dos olhos, dando aquele ar de cansaço?

O problema pode ser genético ou causado por estresse, noites mal dormidas, má circulação ou mesmo pela alimentação pobre em nutrientes, explica o presidente da unidade paulista da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, Valcinir Bedin. Em geral, dois fatores estão envolvidos: vasos sanguíneos que teimam em ficar evidentes nas pálpebras e uma farta produção de pigmentos da pele (principalmente melanina e hemossiderina). "É mais comum em pessoas negras ou árabes, que têm tom de pele mais escuro", afirma.
A boa notícia é que há tratamento. "É preciso combater as duas causas. Geralmente são indicados aplicação de laser, para os vasos, e creme despigmentante, para clarear a região", diz o especialista. Depois disso, lembre-se de usar filtro solar toda vez que sair de casa, para evitar novas manchas.
E nos casos mais pontuais, em que você tem uma reunião de trabalho ou uma festa e quer se livrar das olheiras? Aposte nas compressas geladas, seja de camomila, de rodelas de pepino ou de batata, sugere Bedin. "O frio faz com que os vasos se fechem”, ressalta o médico. Já a camomila tem uma substância chamada alfa-bisabolol, que dá uma sensação de frescor à pele. Não se esqueça, porém, de que essa aplicação tem efeito temporário – dura, em média, seis horas.
Tenha também a maquiagem como sua aliada, sugere a maquiadora Paola Gavazzi, autora do blog Truques de Maquiagem e dona do Studio Paola Gavazzi. "A melhor dica é usar um iluminador rosado na região, logo depois da base". O truque serve para qualquer tom de pele. Você também pode recorrer ao corretivo. "Ele deve ser aplicado sem excesso e somente na região escura das olheiras – não em toda área inferior dos olhos, como muita gente faz", adverte.

Um comentário:

  1. por incrivel que pareec aquelas pomadas p hemorroidas ajudam MUITO diminuir e até maquiar um pouco.Recomendo também uma toalhina úmida com água gelada nos olhos..

    ResponderExcluir