Só para relaxar......

Só para relaxar......

29 de março de 2011

Como água na boca

 a pêra possui propriedades nutricionais de extrema importância para o nosso organismo, além de ajudar a tratar e prevenir doenças.

As propriedades nutricionais

Ela é rica em fibras, que auxiliam na digestão e evitam prisão de ventre.  Possui vitamina A que auxilia na manutenção da boa visão e vitamina C, que é antioxidante. Dos minerais possui potássio que dá energia e atua na contração muscular, fósforo, fortalecendo os neurônios e batimentos cardíacos, ferro, que ajuda na formação da hemoglobina combatendo a anemia, cálcio, que ajuda na formação de dentes e ossos e na prevenção de hipertensão, magnésio, também atuando na hipertensão, e enxofre que aumenta a resistência contra bactérias e evita o ressecamento da pele graças a elastina.

As propriedades medicinais

A pêra é muito útil para prevenção de câncer de cólon, bexiga, próstata e endométrio. Também previne doenças cardiovasculares e diabetes.
É ótima no tratamento de hipertensão, ingeri-la frequentemente ou tomar seu suco faz com que a pressão arterial baixe, além de exercer uma ação diurética que purifica todo o organismo.
Ela também tem sido empregada com sucesso como coadjuvante no tratamento de inflamações da bexiga, problemas digestivos e prisão de ventre.
A pêra no emagrecimento
Estudos demonstram que o consumo da pêra ou seu suco nas dietas de emagrecimento ajudam a emagrecer mais rápido e a perder barriga, isso porque  contém muitas fibras que ajudam na sensação de saciedade, além de conter um açúcar chamado levulose, que é mais doce que os outros e ajuda a reduzir a vontade de comer doces.

Como consumir

A melhor maneira é consumir a fruta in natura, principalmente agora que é a fruta da estação sendo mais doce e suculenta, mas seu suco também é muito saboroso, principalmente quando feito junto com suco de limão, o que tira o excesso de doce e ajuda a não oxidar tão rapidamente, pois o suco da pêra escurece (oxida) muito rapidamente!
Também pode ser consumida em saladas de frutas, doces, geléias, tortas, etc

Pera ao vinho com chocolate

Para 4 pessoas


4 peras sem casca cortadas em fatias finas como canoas (ou meia lua)
1 1/2 copo de vinho tinto (eu uso canção mesmo)
1 colher de sopa de açúcar
1 pitada grande de canela em pó
1 barra de chocolate ao leite de 170gr.

Descasque e pique as peras em forma de canoas finas. coloque em uma panela, acrescente o vinho, o açucar e a canela. misture um pouco e leve ao fogo alto até ferver. quando ferver, reduza o fogo, mexa um pouco mais e espere o vinho reduzir até quase evaporar completamente (cuidado pra não queimar o fundo). Coloque o chocolate picado no microondas por 40 segundos. veja se derreteu ,se preciso leve por mais 20 segundos até derreter todos os pedaços. coloque a pera em pequenas vasilhas e cubra com o chocolate derretido. sucesso absoluto!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário