Só para relaxar......

Só para relaxar......

13 de março de 2011

Pressão alta

Para muita gente, os cuidados com o corpo no verão se restringem à aplicação de protetor na hora de se expor ao sol. Porém, como as temperaturas mais altas frequentemente provocam sensação de desânimo e até de tontura, é fundamental estar atento à sua pressão arterial.
Segundo Luís Aparecido Bortolotto, diretor da unidade clínica de hipertensão do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP), a perda de uma quantidade maior de líquidos através do suor é um dos fatores que contribuem para a moleza que eventualmente sentimos. “Caso não beba água rapidamente, a pessoa fica desidratada e a pressão cai”, destaca.
Ainda de acordo com o médico, os magros e altos sofrem mais, pelo simples fato de a circulação do sangue ficar mais afastada da coluna nessas pessoas. Idosos também estão entre os que têm queda de pressão com assiduidade maior, pois, com o tempo, o corpo humano perde a capacidade de controlar a pressão.

Quem tem pressão baixa já está acostumado com esses sintomas que aparecem no verão. O problema é quando eles atingem aqueles que possuem pressão alta. “Neste caso, principalmente entre os que tomam medicamentos diuréticos, há uma perda maior de líquidos e sais. Às vezes, o hipertenso está com dor de cabeça, acha que é pressão alta e resolve tomar outro remédio para baixá-la. É um erro”, alerta Bortolotto.

Em síntese, a principal recomendação é tomar muito líquido. Caso não ajude, há como, ao menos, contornar o mal-estar. “Basta deitar e levantar um pouco as pernas. Além disso, é bom evitar a exposição excessiva ao sol e procurar fazer exercícios mais cedo ou no fim da tarde”, afirma o especialista.

E um alerta: cuidado com os hábitos que fazem parte do folclore e que, na prática, não têm nenhum efeito benéfico. "Aquela história de colocar sal embaixo da língua não funciona", finaliza o médico

Nenhum comentário:

Postar um comentário