Só para relaxar......

Só para relaxar......

27 de março de 2011

Saúde da Melancia

Melancia, a fruta que emagrece e diminui o risco de câncer

A melancia é diurética e ainda dá energia para você curtir o verão!

Quem não gosta de um bom pedaço de melancia? Ela é docinha, saborosa e muito, mas muito saudável! Agora que está começando a época dessa fruta, é importante sabermos que ela não deve ser consumida só porque é gostosa, ela tem sim muitas propriedades benéficas ao organismo, elementos funcionais e ajuda a prevenir e curar doenças!

As propriedades da melancia

Essa fruta contém muitas vitaminas, como as vitaminas A, B1, C, B2, B6, biotina, ácido fólico e niacina, além disso contém beta-caroteno, que é precursor da vitamina A e o licopeno, um nutriente funcional, igual ao do tomate, que ajuda a prevenir o câncer de próstata.
Além disso possui os minerais ferro, fósforo, cálcio, zinco e magnésio, que são de extrema importância para o funcionamento de nosso organismo.

As propriedades terapêuticas

O consumo da melancia ajuda a evitar muitas enfermidades e a curar muitas outras. É um ótimo diurético, já que é composta de mais de 90% de água, boa para quem sofre de problemas renais, pressão alta, reumatismo, gota e também em dietas de emagrecimento.
O suco da melancia é excelente para limpar o estômago e o intestino, elimina o ácido úrico, ajuda no tratamento de acidez estomacal, bronquites crônicas e afecções de boca e garganta. Também é um ótimo antioxidante, prevenindo alguns tipos de câncer. O suco deve ser feito batendo a poupa com as sementes no liquidificador e depois coado. Consuma na hora em que o fizer.
As sementes são ricas em lipídios e usadas como diurético e vermífugo. Torradas elas aliviam a dor quando aplicadas sobre feridas.
O consumo de uma fatia de melancia por dia ajuda na eliminação de toxinas do organismo, auxilia no funcionamento dos rins, é refrescante e desinfetante.

A melancia contra doenças

Só o consumo da melancia em si já previne diversos males como já foi dito, mas ela também pode ser usada para tratar doenças específicas, conforme encontrado na literatura sobre a fruta.  Para quem sofre de reumatismo, alcoolismo ou doenças na garganta pode ser feito um tratamentoa base de melancia ingerindo apenas esse alimento algumas vezes na semana por algumas semanas, não consecutivas.
Nesses dias deverá permanecer em repouso. Já para problemas urinários, é possível fazer um tratamento que consiste do mesm usado no reumatismo, mas também tomando suco de semente e melancia, batendo as sementes no liquidificador com um pouco de água e coando, de 3 a 4 copos por dia. Para doenças respiratórias, substitua uma das refeições, algumas vezes na semana pela fruta.

Para dietas de emagrecimento

Como é um ótimo diurético, a melancia ajuda a emagrecer, não só eliminando toxinas e tendo muito poucas calorias (cerca de 30 calorias en cada 100g), como também fazendo a pessoa se sentir satisfeita se comer um pedaço de melancia antes das refeiçõe

Nenhum comentário:

Postar um comentário