Só para relaxar......

Só para relaxar......

29 de março de 2011

Música para a cura da Alma

‘Quinta Sinfonia’ de Beethoven destrói células cancerígenas

A ‘Quinta Sinfonia’ de Beethoven é uma das mais famosas composições da música clássica e, segundo um novo estudo brasileiro, pode ajudar a curar o cancro.
A pesquisa, levada a cabo pelo Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, analisou células MCF-7, ligadas ao cancro da mama. Ao expor as referidas células ao famoso tema, uma em cada cinco acabou por morrer, o que entusiasmou os envolvidos.
O estudo, que teve início em Maio de 2010, está a permitir que se desenvolvam novas perspectivas de cura de tumores malignos, recorrendo a timbres e frequências, esclarece o jornal ‘O Globo’.
Já na página oficial da unidade de Oncobiologia da referida univesidade, a responsável do estudo, Márcia Capella, esclarece que já se usaram outras composições musicais, masnem sempre com os mesmos resultados.

“Iniciámos o nosso trabalho usando três composições: a ‘Sonata para 2 Pianos em Ré Maior’, de Mozart [conhecida por causar o ‘efeito Mozart’, um aumento temporário do raciocínio espaço-temporal de um indivíduo], a ‘Quinta Sinfonia’ de Beethoven e ‘Atmosphères’ [do húngaro  György Ligeti], uma composição contemporânea, que se caracteriza principalmente pela ausência de uma linha melódica que traduza o tema”, afirma.
Segundo a especialista, a composição de Mozart não provocou nenhuma alteração nas células, mas as de Beethoven e Ligeti causaram a morte de em média 20% delas, além da “diminuição de tamanho e granulosidade”.

O facto de Mozart não ter provocado nenhuma reacção está a espantar os responsáveis, já que suas composições estão entre as mais utilizadas na musicoterapia.
“Ainda precisamos estudar melhor os mecanismos destes efeitos, ou seja: porque apenas alguns tipos de células são sensíveis a estas músicas? E por que apenas alguns tipos específicos de músicas provocam efeitos? Fizemos testes também com a MDCK, uma célula não-tumorigénica, e com linfócitos, e elas não responderam a estes estímulos sonoros”, reconhece Márcia Capella.
O objectivo é conseguir usar as frequências sonoras como processo de cura, em vez de outros mais violentos como radioterapia.

2 comentários:

  1. Maravilhoso e Impressionante!
    Houve uma época em que eu vivia muito atribulada consequência de vários fatores em minha vida...,meu filho usuário de drogas,não dava a minima para a familia e só falava em morrer, eu muito depressiva, nada em minha vida dava certo, muito endividada, tive que mudar o telefone residencial e o celular só atendia as ligações cadastradas, pq não tinha sossego, meus animais muito inquietos, destruiam tudo aquilo que estava ao alcance deles, ex: plantas, rupas, sofá,baldes,subiam na pia e jogavam no chão o que encontravam. Na rua eu me sentia bem,mas quando entrava em casa..., nossa! tudo para mim se transformava. Até mesmo meu filho, era uma pessoa dentro de casa e fora dela outra. Eu estava sem estímulo para viver e cheguei a pensar em suicidio. Foi aí que alguém me ensinou a fazer uma limpeza espiritual em casa que foi uma maneira de fazer de dentro para fora e outra de fora para dentro e na hora da limpeza, colocar uma música clássica como Beethoven e com pensamentos positivos naquilo que eu desejasse para transformação do ambiente. Foi Maravilhoso e Impressionante! O ambiente ganhou uma força tamanha..., apartir dali, meu filho deixou as drogas, meus animais ficaram relaxados, eu me senti bem dentro de casa e tudo que eu projetava dava certo. depois da casa purificada, as musicas eram ouvidas todos os dias.Não saberia dizer se foi a musica juntamente com a purificação do ambiente ou se só a musica sozinha resolveria..., só sei que valeu a pena! Ah! e sem falar que minhas dívidas foram embora.

    ResponderExcluir