Só para relaxar......

Só para relaxar......

6 de março de 2011

Reciclando: Óleo de cozinha

Reciclar óleo de cozinha é preservar o meio ambiente!

Muitas pessoas não levam em conta que a simples atitude de jogar um pouquinho de óleo diariamente pelo ralo da pia pode ser tão prejudicial ao meio ambiente e, conseqüentemente, a sua própria vida. O óleo que vai para o ralo da pia causa elevação nos custos de tratamento do esgoto; obstrução das redes coletoras; formação de uma barreira que não permite a entrada de luz nos corpos d’agua, e, conseqüentemente, a diminuição da sua oxigenação; impermeabilização do solo, o que dificulta o escoamento de água das chuvas, podendo dificultar o abastecimento do lençol freático ou ainda ocasionar enchentes e contaminação do solo e dos lençóis freáticos.
Diante disso, o que fazer com o óleo de cozinha? Em vários Estados existem projetos que viabilizam a reciclagem do óleo de cozinha, dando a ele um novo rumo. Aqui no Espírito Santo não é diferente. Entre os diversos projetos de autoria da vereadora Linda Morais em defesa ao meio ambiente está a Lei Municipal que compete ao município a reciclagem e o reaproveitamento do óleo de cozinha. “Com o objetivo de propagar a importância de reaproveitar o óleo de cozinha usado, esse projeto é uma boa oportunidade para respeitarmos o meio em que vivemos”, contou a vereadora ao Sindinotícias.
Em entrevista ao Jornal Sindinotícias, o gerente de resíduos sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Vila Velha, Sérgio Toniato, disse que “o projeto Vila Velha Recicla Óleo está funcionando, mas só não tem a coleta do óleo nos bairros. Existem empresas como a Marca Ambiental e a Ecológica que recebem o óleo”.
Além disso, Vila Velha tem o projeto “Vila Velha Recicla Óleo”, realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos (Semsu) e o projeto “De Olho no Óleo”, realizado pela Escola Universo, também fazem um trabalho de conscientização nas escolas e nos bairros. “O benefício de se reciclar óleo é muito grande porque 1 litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água”.
Quando reciclado, o óleo de cozinha pode virar produtos como sabão, detergente, desinfetante, biodiesel, entre outros. Assim o Jornal Sindinotícias deixa uma dica para quem deseja reaproveitar o óleo: não jogue óleo no ralo, recicle! Cada litro de óleo reciclado representa milhares de litros de água limpa.
Receita para fazer sabão a partir do óleo de cozinha
Material5 litros de óleo de cozinha usado2 litros de água200 mililitros de amaciante1 quilo de soda cáustica em escama
PreparoColoque a soda em escamas no fundo de um balde cuidadosamenteColoque, com cuidado, a água fervendoMexa até diluir todas as escamas da sodaAdicione o óleo e mexaAdicione o amaciante e mexa novamenteJogue a mistura numa forma e espere secarCorte o sabão em barras
ATENÇÃO: A soda cáustica pode causar queimaduras na pele. O ideal é usar luvas e utensílios de madeira ou plástico para preparar a mistura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário