Só para relaxar......

Só para relaxar......

4 de março de 2011

Sementes do bem

O Cardamomo (cardamom, cardamone), é uma árvore de grande porte, cujo nome científico é Elettaria cardamomum.
É
condimento caro e muito importante na Índia, Oriente Médio, China, países escandinavos (Noruega, Suécia e Dinamarca) e América Espanhola.
A planta é da família do
gengibre, com folhas grandes, flores brancas e frutos secos de cor esverdeada ou branca contendo sementes negras e aromáticas em pó ou em óleo com sabor picante.
As sementes de cardamomo são consumidas no
café nos países árabes ("Arabian coffee") e na Índia, na mistura de condimentos usada para temperar pratos. Também é aproveitado para aromatizar pães, carnes, pastéis, pudins, doces, salada de frutas, sorvetes, embutidos e licores. Não deve ser consumido em altas doses, pois pode provocar vômitos.
Uso na medicina tradicional
Na Índia, o cardamomo-verde (A. subulatum) é largamente usado para tratar infecções nas gengivas e nos dentes, na prevenção de doenças da garganta, congestão pulmonar, tuberculose pulmonar, inflamação das pálpebras e problemas digestivos. É também referido como antídoto para veneno de algumas cobras e escorpiões.
Algumas espécies do género Amomum são ainda usadas na medicina tradiconal indiana. Entre outras espécies, variedades e cultivares, a Amomum villosum é usada pela medicina tradicional chinesa para tratar dores estomacais, constipações, disenteria e outros problemas digestivos. O cardamomo-tsaoko é cultivado na província chinesa de Yunnan, tanto como especiaria como para fins medicinais.
Tem propriedades anti-sépticas, digestivas, diuréticas, expectorantes e laxantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário